Você dá mais atenção ao celular ou ao seu filho?

O uso abusivo de tecnologia pode atrapalhar o desenvolvimento da criança

Imagem de capa - Você dá mais atenção ao celular ou ao seu filho?

Quando foi a última vez que você olhou nos olhos do seu filho? Parte dos pais passa apenas alguns segundos por dia em contato direto com os filhos. Muito desse comportamento se dá pelo uso abusivo dos dispositivos móveis, como os smartphones, pelos pais e cada vez mais cedo pelas crianças também.

Só no Brasil, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), já são mais de 257 milhões de linhas ativas na telefonia móvel.

Se são os pais que passam mais tempo no celular, o filho se sente abandonado ou mesmo rejeitado. E com essa carência de afeto, acaba tendo comportamentos atípicos para atrair o olhar dos pais. Muitas vezes um filho adolescente que está agido com rebeldia está só querendo chamar atenção.

Além disso, os filhos quando ainda crianças aprendem principalmente por meio do exemplo dos pais. Se na fase da primeira infância eles não tiverem uma atenção adequada isso pode afetar negativamente o desenvolvimento escolar. Uma pesquisa realizada recentemente na Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, aponta que a falta de interação dos adultos com as crianças, enquanto brincam ou fazem outras atividades, pode levar ao déficit de atenção.

Os pais que dedicam horas aos dispositivos eletrônicos não só estão deixando de dar atenção aos filhos como estão estimulando que eles ajam assim também e se tornem crianças e adolescentes desobedientes ou com comportamento arredio e obcecados por tecnologia.

O apresentador do Programa The Love School – A Escola do Amor, Renato Cardoso, durante o quadro Transformação Total de Pai e Filhos, explica aos pais que eles devem usar uma maneira eficaz de influenciar os filhos positivamente, sempre explicando o porquê das coisas, olhando no olho, adquirindo sabedoria para ouvir mais o que as crianças têm a dizer, melhorando o diálogo em casa. Os pais têm que entender que não basta conviver, tem que participar da vida dos filhos.

“Hoje as crianças estão muita mais desenvolvidas e avançadas na questão da tecnologia (TV, internet, videogame), porém, totalmente ultrapassadas na questão de comportamento. Seus olhos, como pai, não podem ficar mais tempo na tela do celular do que vendo o que está acontecendo na vida do seu filho, prestando atenção e cuidando”, diz Renato.

O seu papel como pai é educar seu filho com sabedoria. Quer aprender mais dicas como essa? Invista em conhecimento e na reeducação familiar, participe da palestra Transformação Total de Pais e Filhos e aprenda a resolver os conflitos de uma maneira inteligente.

A palestra acontece todos os domingos, às 18h, noTemplo de Salomão, no Brás, em São Paulo. Clique aquie saiba mais

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Fotos: Thinkstock