O que há dentro do formigueiro?

Descubra como o trabalho das formigas pode melhorar sua vida

Imagem de capa - O que há dentro do formigueiro?

O documentário “Ants: Nature’s Secret Power”, produzido pelos biólogos Bert Hölldobler e Edward Wilson, mostrou, em 2013, a complexidade que existe em cada formigueiro.

Muitas pessoas veem o cone de terra que fica sobre o solo e acredita que aquele é o lar das formigas. Entretanto, uma pesquisa realizada no Brasil e divulgada no documentário citado encontrou um sistema de túneis e galerias construídos pelas formigas que chegam a 8 metros de profundidade, cobrindo uma área de 50 metros quadrados.

Para construir o formigueiro, os pequenos animais movimentaram 40 toneladas de terra. Construíram locais reservados para guardar folhas – que servem de alimento para os fungos dos quais as formigas se alimentam – e lixeiras, para descartarem o que não seria utilizado. O formigueiro contava com “avenidas” principais e pequenas vias condutoras, todas interligadas, resultando em diversas saídas para a superfície.

Como pode ser visto na imagem ao lado, o formigueiro é muito mais complexo do que se poderia imaginar.

Pessoas e formigas

Como os formigueiros, pessoas são mais complexas do que os olhos podem ver. Quando se trata de seus problemas pessoais, por exemplo, vemos apenas a “ponta do iceberg” quando, na realidade, deveríamos analisar muito mais profundamente a situação.

Conforme explica a escritora Cristiane Cardoso, “como somos e agimos hoje é o resultado de experiências passadas, mas isso não significa dizer que temos que carregá-las por toda a nossa vida”.

Em seu blog, Cristiane Cardoso dá um exemplo: “você tem lutado contra a automutilação, mas, se não buscar entender como tudo começou, o porquê faz isso, quais as consequências físicas e emocionais dessa prática – não vai pôr um fim a isso”.

Isso significa que a automutilação é apenas o sintoma, nesse caso. Para que o mal seja realmente eliminado, é necessário encontrar a causa da doença. E isso, quase sempre, tem raízes espirituais.

O palestrante Renato Cardoso explica que para resolver definitivamente os problemas, é necessário “buscarmos entender o nosso caminho, conheceremos as raízes dos nossos problemas”.

Para ele, porém, “O que dificulta, infelizmente, é a dor de reconhecer essas raízes. Muitas vezes, não queremos dar o braço a torcer e admitir nossas raízes ruins. É mais conveniente e agradável para nós simplesmente culparmos a outros por nossos fracassos e encontrarmos desculpas em circunstâncias externas para justificar nossos problemas”.

Ou seja: é necessário descer ao fundo do formigueiro. É preciso conhecer todos os caminhos e galerias, e não se contentar a entender a pouca terra que há acima da superfície. Pois, “a medida que descobrimos as raízes de certas atitudes e comportamentos, podemos então lidar com elas e mudar nossas reações no presente e para o futuro”.

Para aprender como fazer essa reflexão, participe do Encontro com Deus, que acontece todos os domingos, na Universal. Conheça-se melhor e descubra por qual caminho deve seguir.

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Imagens: Reprodução Youtube