O divórcio é o melhor caminho?

Há mais de um ano separados, casal de atores de Hollywood decide “dar um tempo” no processo de separação

Imagem de capa - O divórcio é o melhor caminho?

Ben Affleck e Jennifer Garner estavam casados havia 10 anos quando, no ano passado, decidiram em comum acordo por um fim na relação, após uma suposta traição do ator com a babá dos três filhos do casal.

Mas, segundo informações que circulam na internet, a relação já estava desgastada há algum tempo. A traição apenas apressou a separação, que para os mais próximos, parecia inevitável.

Contudo, após mais de um ano do ocorrido e com o processo de divórcio em andamento parece que o casal decidiu repensar a decisão. Talvez seja o caso deles reconsiderarem e resolverem dar uma nova chance ao relacionamento. Afinal de contas, são 10 anos da vida deles investidos na relação, sem contar os três filhos do casal, que certamente, estão sofrendo com essa separação.

Infelizmente, hoje em dia, não são poucos os casais em crise que optam pelo divórcio antes mesmo de tentarem outros meios para salvar o casamento. Muitos investem suas energias num longo e desgastante processo de divórcio quando poderiam e deveriam concentrá-las e empenhá-las para resolver os conflitos e desentendimentos da vida a dois.

Não há como negar: casamento realmente é algo difícil. “Mas, o divórcio é muito pior”, alerta o apresentador do programa “The Love School – A Escola do Amor”, Renato Cardoso. “O mesmo esforço que você põe para se divorciar, para construir uma nova vida separada da outra pessoa, se você colocar para consertar os problemas que estão acontecendo no casamento, os frutos serão muito melhores, porque você vai salvar aquilo que já tem investido. Quando você entra num relacionamento, está investindo anos da sua vida, está investindo seu coração, seu sentimento. Para depois jogar tudo isso para o alto é uma perda muito grande”, lamenta.

Durante entrevista ao programa Escola do Amor, a psicóloga Susy Camacho destacou que o divórcio é um momento de desestruturação, onde há muitas perdas, tanto financeiras quanto emocionais e das quais serão necessários cerca de dois anos para se recuperar. Por isso, aconselha: “Dentro do possível, utilizem tudo que puderem para reconstruir. É muito melhor um casamento reconstruído do que levá-lo a zero, ser intolerante em certas coisas, em certas atitudes. Porque num outro relacionamento você também terá problemas, também haverá divergências, mais graves ou não, então, dentro do possível, o mais recomendado é tentar reestruturar.”

Identifique os próprios erros

O segredo é atacar a raiz. O casal precisa entender que eles não são adversários, mas um time que precisa se unir para resolver os problemas que interferem no relacionamento. Eles sim são os verdadeiros adversários do casal.

Para isso cada um deve focar em si mesmo e identificar os próprios erros em vez de ficar apontando o erro do outro. Se cada um se preocupar em mudar a si próprio para o bem do relacionamento, então, a palavra divórcio nunca mais será mencionada entre eles e deixará de ser uma possibilidade. “Você precisa ser capaz de resolver os problemas que vem junto com a vida a dois”, ressalta a apresentadora Cristiane Cardoso. “Certas coisas você tem que relevar, porque assim como você o seu parceiro tem falhas”, conclui.

Obviamente existem situações que infelizmente o divórcio é a única saída, mas ele só deve ser considerado quando você já tiver tentado de diversas maneiras, empenhado todas as suas energias, para salvar o seu casamento. Porque na maioria das vezes o problema não é o casamento em si, mas a pessoa que não sabe como resolver as situações, os conflitos que acontecem no relacionamento. Então ela acaba achando que o problema é o parceiro, o casamento, quando na verdade não é. Entenda que o alvo de ataque deve ser o problema e não o parceiro. Lembre-se: vocês jogam no mesmo time.

Para aprender mais como driblar os problemas da vida amorosa e a blindar o seu casamento, leia o livro “Casamento Blindado – o seu casamento à prova de divórcio”. Adquira aqui.

Participe também das palestras da Terapia do Amor, todas às quintas-feiras, em uma Universal mais próxima de você. A cada palestra, casais, noivos, namorados e solteiros aprendem sobre o amor inteligente e como desenvolver o relacionamento a dois.

imagem do author
Colaborador

Por Jeane Vidal / Foto:Thinkstock e karen Nossokoff koerner/Pinterest