Uma história épica na TV aberta

A novela A Terra Prometida, da Rede Record, traz ao público brasileiro elementos de grandes produções. Veja mais detalhes do folhetim

Imagem de capa - Uma história épica na TV aberta

A estreia da novela A Terra Prometida representa mais do que a consolidação do sucesso da Rede Record em produções baseadas na Bíblia. Desta vez, a mensagem de fé e perseverança vem acompanhada de elementos típicos de histórias épicas, o que garante ao telespectador brasileiro um produto com padrão de qualidade à altura dos seriados que conquistaram multidões na TV paga.

Lutas de espadas, vilões perigosos, grandes batalhas pela conquista de reinos, romances impossíveis, reis exóticos, dezenas de personagens, figurinos cheios de detalhes, humor, intrigas, aventura e muitos efeitos especiais são alguns dos ingredientes da trama.

Para contar a trajetória do guerreiro Josué (Sidney Sampaio), (foto acima) que tem a missão de comandar as 12 tribos de Israel na conquista de Canaã, a emissora investiu R$ 650 mil por capítulo e fez parceria com a produtora Casablanca. A produção tem imagens inéditas do deserto do Namibe, em Angola, e muitas sequências filmadas em Israel.

Antes de chegar à terra prometida por Deus, os hebreus terão o desafio de passar por Jericó, um reino considerado invencível por ser protegido por enormes paredões de pedra. A queda das muralhas de Jericó será um dos pontos altos da novela. Outro destaque é a travessia do Rio Jordão, que também contará com efeitos especiais.

“O público vai encontrar uma mensagem muito forte de fé, esperança e perseverança, somada a muita aventura e a um ritmo forte de acontecimentos. Temos um elenco maravilhoso com atores novos e veteranos e uma equipe de altíssimo nível. As pessoas envolvidas estão me dando condições de fazer um trabalho que sempre sonhei fazer”, comemora o autor, Renato Modesto.

O diretor-geral da produção, Alexandre Avancini, destaca o texto e os recursos técnicos da novela. “A história que o Renato (Modesto) escreve é moderníssima, tem uma dinâmica de dramaturgia que vai prender o público e gerar muita curiosidade. A Record se esmerou em parceria com a Casablanca para entregar ao público uma superprodução. Está espetacular”, afirma.

Avancini também elogia a atuação do elenco. “Dá para ver no rosto dos atores que eles estão gostando do texto, é muito prazeroso. Temos um elenco estelar e de muita dedicação. Ontem (dia 29 de junho), o elenco masculino gravou durante o dia inteiro na lama preta, em cima de 50 cavalos”, exemplifica. O elenco conta com Beth Goulart, Paloma Bernardi, Nívea Stelmann, Cristiana Oliveira, Igor Rickli, Felipe Folgosi, Leonardo Miggiorin, Maytê Piragibe, entre outros.

A diretora-executiva da Casablanca, Solange Cruz, compara a elaboração dos capítulos da novela ao desafio de fazer um filme. “Levar um produto desse tipo para a TV aberta é complicado. Nós estávamos acostumados a fazer publicidade e longa-metragem. Em um filme, temos cinco meses. Com a novela, estamos fazendo um filme por dia! Aumentamos a equipe e o número de equipamentos e trabalhamos junto com a produção para ter mais agilidade. Às vezes, uma pessoa sai correndo do set de gravação para entregar a fita para o pessoal da computação gráfica, é uma loucura”, brinca.

Mas o resultado compensa todo o esforço. “Desenvolvemos ferramentas específicas para cada cena. Trabalhamos com tecnologia de Primeiro Mundo, não ficamos devendo nada a Hollywood”, conclui. A Terra Prometida tem direção de conteúdo de Cristiane Cardoso.

Casal de protagonistas

Para o ator Sidney Sampaio, este é o papel mais emblemático que ele já interpretou. “Josué é o personagem mais importante da minha carreira. Primeiro, pela extensão da obra, que exige que eu puxe outras cartas da manga. Preciso mostrar mais coisas. Depois, pela passagem de tempo e pelo amadurecimento do personagem. Comecei interpretando Josué aos 20 anos e vou terminar com mais de 100 anos”, destaca.

Sampaio conta que sua história tem semelhanças com a do protagonista da novela. “As coisas nunca foram fáceis ou simples para mim. Estar aqui hoje é uma grande vitória. Vim de uma família que não tinha nenhum ator, diretor, ninguém do meio artístico, caí de paraquedas e fui aprendendo, buscando oportunidades, ganhando responsabilidades maiores. Isso me ajuda muito a buscar a energia para fazer Josué”, explica.

Assim como o personagem, Sampaio revela que também usa a fé para vencer as batalhas da vida. “É pensamento positivo e fé. Independentemente da religião de cada um, se você acredita, você realmente atinge seu objetivo. Acho que Josué é um grande exemplo para todos nós de como manter a serenidade e acreditar que é possível contornar os desafios e chegar lá”, salienta.

A atriz Thais Melchior (foto ao lado) diz que está vivendo um momento de “grande realização profissional” com a personagem Aruna, a guerreira que viverá uma história de amor com Josué. “Aruna é uma mulher de muita fé e coragem, uma guerreira em todos os sentidos, um grande desafio para mim. Ela será o novo amor de Josué. Acho que esse romance acontece pela admiração que um tem pelo outro, pela fé inabalável dos dois”, conta.

Thais revela que se preparou bastante para a novela. “Vi muitas séries e filmes, como Guerra nas Estrelas, e li a Bíblia. Tive que fazer aulas de montaria e espada. Acho que a parte física foi a mais difícil para mim. A espada é pesada, fiz muitas aulas de espada e continuo fazendo. Mas o perfil da personagem me ajuda muito. Que mulher não quer ser uma guerreira determinada e de muita fé? Eu logo me identifiquei com ela e espero que o público também se identifique”, conclui. A novela A Terra Prometida vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h30, na Rede Record.

imagem do author
Colaborador

Por Rê Campbell / Fotos: Divulgação / Rede Record