Por que você sempre deve aprender algo novo?

O que impede você de estudar e descobrir novos caminhos? Saiba como vencer o medo, a falta de tempo e ganhe coragem para realizar o que sempre quis fazer

Imagem de capa - Por que você sempre deve aprender algo novo?

Imersas em suas rotinas, muitas mulheres preferem adiar os planos para não precisar enfrentar o medo de mudar suas vidas. Na maioria dos casos, a preferência é viver de um jeito cômodo, sem deixar que nada interfira na zona de conforto.

Isso acontece porque tudo que é novo assusta. Mas, de acordo com os especialistas, para conquistar uma vida plena é necessário ter sempre objetivos diferentes. “É essencial aprender coisas novas, pois os desafios estimulam e fazem com que se tenha metas. E essa procura pela novidade oferece prazer, bem-estar, ajuda a questionar e a escolher”, explica a psicóloga Niliane de Brito Alves.

Mudança

Joelma Torquato da Silva, de 49 anos, empresária, (foto ao lado) viveu presa aos seus medos por 22 anos. “Trabalhava em uma importadora. Nesse período, me acomodei, dava minha vida literalmente pela empresa. Muitas vezes era humilhada e não percebia o quanto essa situação me tornou uma pessoa insegura”, conta.

Ela disse que sempre teve o sonho de ter o próprio negócio, mas não se achava capaz. “Ouvia críticas como ‘você não faz nada certo’ ou ‘você não é capaz de resolver isso’ e acreditava nessas palavras. Nesse meio tempo, desenvolvi uma fé que não conhecia e o desejo de ser empreendedora ganhou espaço novamente”, relata.

Após começar a frequentar o grupo Godllywood – que ajuda mulheres a crescer e a evoluir –, ela entendeu que para Deus a vida dela é preciosa. Depois de refletir bastante, decidiu pedir demissão.

“Há dois anos tenho vivido o que não vivi nos últimos 22 anos. Redescobri minha identidade. Sinto-me capaz, inteligente, de espírito intrépido. Nesse tempo, abri um ponto de atendimento de certificação digital, uma franquia, e estou muito feliz como autônoma. Venci o receio do novo e hoje estou no melhor momento da minha vida”, completa.

Vanesca Ribeiro, de 29 anos, também conseguiu romper as barreiras que a impediam de fazer algo que tanto desejava. “Há sete meses estou aprendendo a língua inglesa. Desde novinha tinha vontade, mas sempre adiei porque achava que seria algo impossível de aprender. Eu acabava pensando negativamente e, com isso, não tinha coragem de enfrentar o desafio”, revela.

A necessidade aumentou, uma vez que falar inglês hoje em dia se faz muito necessário para crescer no mercado de trabalho. “Percebi que teria que superar o receio de não conseguir. Posso dizer que a fé me ajudou muito, pois aprendi a confiar mais em mim. Confesso que as primeiras semanas de aula foram muito difíceis, mas estou adorando e hoje já faz parte da minha rotina estudar a nova língua”, destaca.

Persistência

Segundo uma pesquisa realizada pelo University College de Londres e publicada no European Journal of Social Psychology, para fazer com que uma nova atividade se torne um hábito ou algo fácil de realizar é preciso pelo menos 66 dias de esforço. Ou seja, dedicação, perseverança e insistência.

“E, antes de iniciar uma nova atividade ou hábito, é muito importante que a mulher tenha coragem para romper a barreira que a impede de realizar aquilo. Se for por falta de tempo, reorganize a agenda; se for por medo, busque ajuda para vencê-lo”, aconselha a psicóloga.

A vida é muito curta para aprisionar os sonhos e as vontades de aprender mais. Você só precisa dar o primeiro passo para tornar real tudo aquilo que sempre quis ser. Decida começar a aprender algo novo ainda hoje. Não deixe para depois o que você pode fazer agora em nome da sua felicidade.

Treine seu cérebro

1. Planejamento – faça uma lista com tudo o que você deseja.

2. Estabeleça uma nova rotina – anote o que você precisa fazer para executar aquela atividade.

3. Organização – se você quer fazer muitas coisas novas ao mesmo tempo, escolha uma por vez.

4. Tenha metas e objetivos – se o seu desejo é aprender a andar de bicicleta, por exemplo, estipule um prazo para que você consiga realizá-lo.

5. Tenha coragem – só é possível conseguir algo tentando. Por isso, deixe o medo de lado e invista em si mesma.

6. Confie em Deus – a fé é sua maior aliada. Quando você a exercita, todos os receios vão embora.

7. Busque ajuda – se você acha que precisa de orientações e motivações, não hesite em buscar auxílio.

8. Participe do Godllywood – o grupo tem o objetivo de ajudar todas as mulheres a serem melhores.

O Godllywood visa auxiliar mulheres em toda e qualquer situação, desde que ela deseje realmente ser auxiliada e moldada para uma mulher melhor. Conheça mais sobre o grupo e saiba como participar dos projetos clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Ana Carolina Cury / Foto: Fotolia e Demetrio Koch