O que você tem feito para saciar a sua sede?

Para se ter acesso à fonte da Água da Vida é preciso obedecer e se entregar a Deus por completo

Imagem de capa - O que você tem feito para saciar a sua sede?

A água é fundamental para os seres humanos e não serve apenas como fonte de hidratação. Ela também exerce importante função no controle das reações do organismo, tanto para o transporte de nutrientes às células quanto para eliminação de substâncias. O que muitos não sabem é que, assim como o corpo físico necessita de água, o nosso espírito também tem sede e precisa ser saciado.

Em uma passagem bíblica, no livro de João, capítulo 4, do versículo 7 ao 14, é possível notar o quanto as pessoas precisam ser confrontadas para perceberem a real necessidade de beberem desta Água, que mata a sede espiritual, a sede de paz, de alegria e de cura interior, que nem todos acreditam precisar. O capítulo trata da história de uma mulher samaritana que, ao chegar ao poço de Jacó, encontra Jesus e recebe dele um grande ensinamento.

“Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicavam com os samaritanos). Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado? Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” João 4:7-14.

Aquela mulher, em primeiro lugar, ficou assustada, pois como um judeu pediria água para uma samaritana? Em segundo lugar, ela não entendeu o que representava o pedido de Jesus, o que acontece com muitos, até mesmo com os cristãos, que não conhecem o verdadeiro desejo de Deus para eles. Naquele momento, Jesus falava de um poço espiritual, de um poço que seria a fonte de Água Viva para ela e todos os que procurassem saciar sua sede do espírito.

É como se Jesus mostrasse à samaritana que ter a água por alguns dia não era melhor que a ter por toda a vida. Que a vida que ela levava, de sofrimento e infelicidade, poderia acabar se ela apenas cresse e O obedecesse.

Um pedido estranho vindo da parte de Jesus?

Assim como no passado, nos dias de hoje não é diferente. O Senhor Jesus deseja que tenhamos acesso à Fonte de Água Viva, que supre a sede de todos aqueles que creem em qualquer área de suas vidas. O propósito da Fogueira Santa, por exemplo, é um dos momentos em que Deus pede para nos entregarmos, crermos em Suas promessas e O obedecermos. Muitas vezes, Deus lhe pede algo que para você seria impossível que Ele pedisse, como foi com a mulher samaritana, que recebeu a oferta de um judeu, algo incomum. Mas ela creu, O ouviu e O obedeceu. E seus dias foram melhores que todos os vividos até aquele
grande momento.

Os Dez Mandamentos

O encontro entre Jesus e a mulher samaritana aconteceu no poço de Jacó, mas outras histórias de fé e de amor, relatadas na Bíblia, também envolveram a construção como parte de uma representação de entrega espiritual. Foi assim na vida dos casais Isaque e Rebeca, Jacó e Raquel e com o conhecido casal Moisés e Zípora, que teve a história de amor representada pelos atores Guilherme Winter e Giselle Itié, na novela Os Dez Mandamentos, (foto acima) exibida recentemente pela Rede Record.

Foi próximo ao poço que os dois se conheceram. Zípora tirava água do local para se refrescar enquanto Moisés a observava de longe. A cena foi bastante comentada pelo público da novela nas redes sociais e fez parte do clipe da música “No poço te encontrei (O Amor que vem da Fé)”, interpretada por Moyses Macedo e Katia Jorgensen.

A letra da música, dos compositores Daniel Figueiredo e Renato Cardoso, não representa somente o encontro entre homem e mulher, mas também a relação do ser humano com o próprio Deus: “Cansado de esperar. Errar e de em vão tentar. Uma voz eu ouvi, uma voz eu ouvi. Farei do teu deserto um jardim. No poço te encontrei, e sede nunca mais senti. Eu devo tanto a ti, eu devo tanto a ti. Tornaste o meu deserto um jardim. Abraça-me, contigo irei ao altar. Lutar, sacrificar. Vencer, recomeçar”.

Da mesma forma que Moisés encontrou seu grande amor naquele poço e que aquela mulher samaritana encontrou o próprio Deus, muitos podem ter esse acesso à Fonte de Água Viva, conquistado por meio de um relacionamento sincero, íntimo e de sacrifício com o Criador.

O poço de Jacó no Templo de Salomão

O original, descrito na Bíblia, estava localizado nas terras de Jacó. Referência bíblica e espiritual, o poço marcou o início do ministério de Jesus. Atualmente, o poço de Jacó encontra-se dentro do complexo de um monastério ortodoxo, na cidade de Nablus, na Cisjordânia, o que difi culta a visitação do público.

No Brasil, uma réplica pode ser vista no Templo de Salomão, em São Paulo, no bairro do Brás. O poço, que tem 220 metros de profundidade, foi construído em junho de 2014 e é a representação de um dos lugares mais autênticos da Bíblia.

Veja as novas instruções para participação nas reuniões do Templo de Salomão clicando aqui. Para obter outras informações, você também pode entrar em contato com a Central de Informações do Templo de Salomão: (11) 3573-3535 ou info@otemplodesalomao.com.

imagem do author
Colaborador

Por Maiara Maximo / Foto: Michel Angelo / Record e Demetrio Koch