“Meu namorado me traiu várias vezes, mas não consigo deixá-lo”

Veja qual foi a orientação de Renato e Cristiane Cardoso à Aluna

Imagem de capa - “Meu namorado me traiu várias vezes, mas não consigo deixá-lo”

Renato e Cristiane Cardoso aconselham uma aluna que está em um relacionamento há três anos e já foi traída várias vezes pelo namorado, que vive iludindo-a com promessas de casamento. Ela diz que não se sente valorizada, mas também não consegue dar um basta na relação, porque não saber viver sem ele. Confira quais são as orientações dos professores do programa A Escola do Amor Responde.

Aluna – Namoro há três anos e no primeiro ano de namoro descobri que ele me traia e tinha vários números de telefone de mulheres no celular. Ele começou a fazer várias promessas, inclusive de casamento, mas não cumpre nada que me diz e perdi a confiança nele. Já nos separamos, depois reatamos e ele não quer saber de se casar, quer apenas morar junto comigo. Sempre o pego conversando com meninas no WhatsApp. Novamente, eu termino com ele, mas, depois de uma semana, ele me procura de novo e, sem muito diálogo, ficamos juntos mais uma vez. Vejo que ele não me dá o devido valor. O que devo fazer?

Renato – O problema é que você merece tudo isso. No primeiro ano de namoro descobriu que ele traia você – não com uma, mas com várias garotas – e ainda aceitou continuar com ele? Então, me desculpe, mas você mereceu. Você causou isso a si mesma. Sabe por que que ele a procura? Porque você é uma mulher útil e, de alguma forma, ele tira utilidade de você. Não sei se é em forma de sexo, de comida quente, para ter roupa limpa ou apenas para ter um lugar em que ele possa repousar. Não sei por qual razão, mas de alguma forma ele tira proveito de você. Ele não quer perder essa utilidade, por isso ele mente e inventa um monte de coisas. Ele sabe que no fundo você vai se curvar e aceitar tudo de braços abertos, que irá ceder. Dê Graças a Deus por ele não ter colocado um anel no seu dedo. Se isso tivesse acontecido e estivesse casada com ele, você estaria sofrendo muito mais.

Cristiane – O problema é que você, como muitas outras mulheres, vive dando um ultimato falso para o seu parceiro. Você faz ameaças, fica murmurando e depois escreve para A Escola do Amor Responde perguntando o que deve fazer, pois não aceita as atitudes erradas dele. Se você disse que não aceita o que está acontecendo, saia desse relacionamento e tire esse cara da sua vida. Enquanto você ficar dando ultimato falso e não fizer nada a respeito, ele vai continuar traindo, mentindo, usando você e nada vai mudar.

Como o Renato já disse: você merece passar por isso, porque você está permitindo que ele faça essas coisas com você. A mulher que foi traída várias vezes não pode reclamar que o parceiro não faz nada para mudar, pois é ela quem está permitindo se deixar usar. Se você está em um relacionamento com ele e não está feliz, é você quem tem que se retirar. Mas não é o que tem acontecido: você aceita a situação e ainda diz que não consegue viver sem ele.

Renato – Um relacionamento bagunçado, como no seu caso, na verdade é reflexo de uma confusão dentro de você mesma. Existe uma bagunça dentro de você. É uma confusão de sentimentos. Quando descobre que ele a está traindo, você fica com raiva, quer bater nele, jogar as coisas nele, xingar – e talvez você até faça isso –, mas passado pouco tempo vem o sentimento de saudade. Você diz para si mesma que é ruim com ele, mas pior sem ele, pensa na história que tiveram juntos, não quer dar o gosto para outra mulher de ficar com ele e decide que vai lutar por ele. Essa bagunça de sentimentos e pensamentos dentro de você sempre vai refletir na sua vida a dois. Esse é um dos principais problemas das confusões amorosas que as pessoas vivem hoje. Então, Aluna, se você quer consertar isso, primeiro tem de colocar uma ordem dentro de você. Organize seus pensamentos, seus princípios e coloque disciplina na sua vida. Só a partir daí é que você colocará disciplina em seu relacionamento.

A pessoa que não coloca limites para si mesma e não tem respeito próprio dá espaço para as outras pessoas tirarem vantagem e passarem por cima dela e dos sentimentos dela. E é o que tem acontecido com você. Se você não mudar, nunca irão respeitá-la. Participe das palestras da “Terapia do Amor” e assim vai aprender a colocar ordem na sua vida amorosa.

Para saber mais como resolver os problemas da vida amorosa, participe das palestras da Terapia do Amor, todas às quintas-feiras, em uma Universal mais próxima de você. A cada palestra, casais, noivos, namorados e solteiros aprendem sobre o amor inteligente e como desenvolver o relacionamento a dois.

imagem do author
Colaborador

Por Michele Francisco / Foto: Fotolia