Cuidados de beleza no inverno

Quando os termômetros registram temperaturas baixas, é preciso estar atenta à saúde da pele e dos cabelos

Basta a temperatura cair para a mulherada se esbaldar em um delicioso e longo banho com água “pelando”. Mas o tempo gasto para relaxar e aquecer o corpo na sauna improvisada pode trazer um grave problema: o ressecamento da pele. Outro problema que muitas mulheres enfrentam é não atentar à saúde dos cabelos. Depois de lavar os fios com água quente, elas ainda finalizam a produção “fritando” as madeixas com o uso de secador, chapinha e companhia limitada. 

Se você se identificou com essa realidade e deseja driblar os efeitos provocados pelos costumes errados adotados durante o inverno, una-se a nós e combata os deslizes que muitas de nós cometemos nessa época do ano.

Fuja do banho quente!

As baixas temperaturas diminuem a oleosidade natural e a sudorese. Além disso, o frio, somado aos ventos e à baixa umidade do ar, reduz a hidratação, o que deixa a pele ressecada e vulnerável. A situação se agrava ainda mais com os banhos quentes, já que eles intensificam a remoção da oleosidade e diminuem a ação do manto lipídico, um hidratante natural que retém a umidade da pele. As informações são da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

O resultado? Pele ressecada, com a função de proteção comprometida, áspera, com perda de elasticidade, descamada, com rachaduras e que podem apresentar sintomas como coceira e ardência ao contato com substâncias irritantes, como menciona a dermatologista Nicole Perim, membro da SBD. “Com esses fatores, algumas doenças podem ser exacerbadas por causa do ressecamento, como a dermatite atópica, uma doença inflamatória crônica; a dermatite seborreica, inflamação que causa principalmente escamação e vermelhidão; e a psoríase, lesões arredondadas, vermelhas e descamativas”, cita a médica.

Por isso, representantes da SBD orientam que, além de fugir de banhos quentes e demorados, é preciso evitar se ensaboar demais e abandonar o hábito de agredir ainda mais a pele ao esfregá-la com buchas e esponjas.

A dermatologista Leandra Metsavaht, diretora da SBD, afirma que, no caso da dermatite atópica e da psoríase, banhos frescos, rápidos, com pouco sabonete ou com o que é recomendado pelos dermatologistas – além de hidratação – dão conta do recado. “Para a dermatite seborreica na face, a hidratação costuma funcionar bem como forma de prevenção”, acrescenta.

Hidrate sua pele e proteja os fios

Para a hidratação de todo o corpo, uma solução que pode ser adotada é utilizar os cremes corporais e óleos próprios para uso durante o banho, que não deve ser demorado e nem tão quente, como já falamos anteriormente.


Segundo Nicole, todos os tipos de pele precisam de hidratação, inclusive a oleosa. “A diferença está em fazer a escolha correta do produto a ser utilizado”, pontua.

Fora do banho, não abra mão desse ritual de beleza e abuse de cremes específicos para os cotovelos, os joelhos e as áreas ásperas do corpo.

E, para a proteção dos cabelos quando usar o secador, já que poucas (e corajosas) suportam ficar com o cabelo molhado no frio, é indispensável aplicar um bom antitérmico.

Antes da maquiagem


A pele mista ou oleosa é comum para boa parte das brasileiras, que evitam, muitas vezes, passar hidratante e protetor solar no rosto antes da maquiagem com medo do aumento da oleosidade. E o problema é que agindo assim, além de deixar de hidratar a pele, você deixa de protegê- la, pois os raios UVA e UVB não tiram férias no inverno. O produto deve ser utilizado todos os dias, já que o rosto é a região que fica mais exposta.


Lábios secos também costumam ser uma queixa comum nessa estação. O problema é facilmente resolvido com o uso da manteiga de cacau ou o famoso balm, produto que mantém os lábios hidratados por mais tempo.

Outro ótimo aliado que se pode ter no nécessaire é a água termal. Além de hidratar, combate a inflamação, inibe a ação dos radicais livres (que provocam o envelhecimento) e, de quebra, ajuda na fixação
da maquiagem.

Água e alimentação

A beleza vem de dentro para fora. Além dos cuidados redobrados com o exterior, é fundamental se manter hidratada e não descuidar da alimentação. A SBD aconselha a ingestão de dois litros de água por dia, no mínimo, e que seja adotada uma alimentação balanceada e rica em frutas, legumes e verduras.

imagem do author
Colaborador

Por Flavia Francelino / Fotos: Fotolia