Bíblia: um combustível poderoso para o seu cérebro

O tema foi abordado durante o “Ano da Disciplina”, do Projeto IntelliMen

Imagem de capa - Bíblia: um combustível poderoso para o seu cérebro

Começa a segunda- feira de trabalho e um companheiro na empresa inicia o expediente lhe informando sobre o placar do clássico de futebol que aconteceu no fim de semana. “Poxa, rapaz, você viu aquele lance de ontem? E aquele pênalti perdido? Não consegui acreditar naquilo”, talvez o parceiro lamente, ao mesmo tempo que lhe informa o ocorrido.

Você pode não ter percebido, mas isso revela muito sobre as informações e ideias que ocupam os seus pensamentos no dia a dia. Porque, afinal, falamos daquilo que conhecemos e do que alimenta a nossa mente.

A todo momento, recebemos uma quantidade grande de informações. São as notícias dos jornais que lemos, algo que vemos na televisão ou que ouvimos de outras pessoas que estão ao nosso redor compartilhando conosco a rotina diária. Além disso, há também as mensagens que recebemos no celular e nas redes sociais que acessamos. Estamos cercados de informações.

Então, pense por um instante sobre tudo aquilo que tem ocupado os seus pensamentos hoje e você perceberá que a sua atenção está (ou esteve) focada nisso.

As informações são o nosso combustível

Vamos fazer um exercício mental. Imagine que a sua cabeça seja um carro, as informações seriam o combustível que faz esse carro se mover. É assim que você produz os seus pensamentos e são eles que guiam as suas atitudes. Por isso, a qualidade da sua vida depende daquilo que você usa de combustível para a sua mente.

Não é que seja errado conversar sobre o clássico de futebol ou outros assuntos, por exemplo, mas há um tema que não pode faltar em sua vida: a Palavra de Deus.

Será que Ele também tem sido parte de seus pensamentos ou até mesmo de suas conversas diárias?

A Bíblia orienta que devemos meditar na Palavra do Altíssimo diariamente para que façamos conforme está escrito nela. E, consequentemente, seremos bem-sucedidos em nossa vida.

Essa leitura, porém, precisa ser feita de maneira inteligente. Cuidado para não fazer interpretações erradas do que está escrito. Você pode também reservar um horário pela manhã e outro à noite para fazer uma meditação na Bíblia. Reserve um local que não permita distrações. Ore antes e depois da leitura. Talvez você também possa combinar com a sua família um momento para lerem juntos a Palavra de Deus. Essas são apenas algumas sugestões.

Fazendo isso você investirá em seu relacionamento com Deus.

A disciplina na leitura

O sucesso só pode ser alcançado por meio da disciplina. Por isso, é preciso saber como aplicá-la nas diversas áreas da vida. Essa é a proposta do encontro especial “Ano da Disciplina”, promovido pelo Projeto IntelliMen, que acontece no primeiro sábado de cada mês. Para mais informações, acesse o site do projeto clicando aqui como também a página oficial do grupo no Facebook.

imagem do author
Colaborador

Por Daniel Cruz / Foto: Fotolia