Acerte no calçado

O uso inadequado dos sapatos pode causar danos à saúde. Saiba como escolhê-los corretamente

Imagem de capa - Acerte no calçado

Os sapatos são a paixão da maioria das mulheres. Mas, se usados de forma inadequada, podem causar danos à estrutura de todo o corpo. Por isso, é fundamental acertar na escolha.

O ortopedista Renato Diniz Américo afirma que os sapatos que trazem mais prejuízos ao corpo são os de salto alto. Eles podem ocasionar lesões na região da cartilagem da patela dos joelhos e na coluna. “O uso frequente joga o peso do corpo para a frente, aumentando a flexão do joelho e encurtando a musculatura posterior da perna, que vai até a região do quadril, causando dores nas costas”, destaca.

Se o salto for fino demais, os prejuízos são ainda maiores. Isso porque a caminhada fica instável, facilitando as entorses nos tornozelos. A saúde do pé pode ser mais prejudicada quando o bico do calçado for fino. “Como ele não deixa espaço para os dedos, pode causar joanetes, calos e bolhas”, ressalta o especialista.

Sapatos do tipo plataforma (meia pata) podem trazer lesões ainda mais sérias. Como ele eleva tanto a parte da frente quanto a parte de trás do pé, o risco de torções aumenta.

As sapatilhas fechadas e as rasteirinhas também têm suas restrições. Por não terem amortecimento, aumentam o impacto na caminhada, gerando sobrecarga nas cartilagens do quadril e do joelho. “Como elas têm o solado rente ao chão também causam inflamação no tecido gorduroso dos calcanhares”, acrescenta.

O que fazer, então, para não comprometer o look? O segredo está no uso moderado de cada modelo. Alterne a altura dos saltos em alguns dias, preferindo aqueles com até 3 cm de altura. Se não fica sem as delicadas sapatilhas, alterne-as com modelos que tenham de dois a três dedos de sola, para que o calcanhar fique inclinado em relação à ponta do pé. E, ao fazer longas caminhadas, prefira sempre o bom e velho tênis, que é o calçado mais confortável durante as pisadas.

imagem do author
Colaborador

Por Janaina Medeiros / Foto: Fotolia