A importância de não terceirizar a educação dos filhos

Muitos pais ainda transferem o compromisso da formação de crianças e jovens para as escolas. Entenda a importância de separar bem as responsabilidade e de participar de forma efetiva da vida deles

Imagem de capa - A importância de não terceirizar a educação dos filhos

Criar filhos é um desafio muito grande. Nos dias de hoje, pai e mãe trabalham fora e lutam pelo sustento do lar. Com a correria do dia a dia, muitos não dão a atenção necessária aos pequeninos. Dessa forma, deixam para a escola a responsabilidade de transmitir os ensinamentos que cabem a eles.

Contudo, é importante saber qual é o papel de cada uma das partes na formação de crianças e adolescentes. “Quando o aluno vai para o ambiente escolar, não se pode deixar de lado a bagagem que ele traz. Percebemos que muitas famílias acreditam que o ensino vai suprir todas as necessidades educacionais, mas isso não é verdade. Os pais têm a obrigação de dar uma estrutura familiar para a criança”, observa a psicopedagoga Camila Pires Cuani.

Segundo a profissional, é preciso desempenhar funções que se complementam. “Os pais educam e a escola ensina. É um trabalho de equipe que forma um triângulo: em cima dele fica o aluno. Na base, a família e o ensino. Assim, nem a formação pessoal nem o processo de ensino de aprendizagem ficam comprometidos.”

Começa em casa

Vanessa Cristina Soares, de 33 anos, cabeleireira, (foto abaixo) é mãe dos adolescentes Phelipe, de 16 anos, e Thiago, de 12 anos. Ela conta que sempre se planejou para estar presente na vida dos filhos. “Não queria deixá-los o dia todo na escola ou com a babá. Eu e meu marido tínhamos comércio na época, então, optei por ficar com eles. Buscava estar próxima de todas as formas, dando carinho, atenção e corrigindo quando era preciso”, diz.

Ela acompanhou bem de perto todas as fases. “Sempre os ajudei com as lições de casa, por exemplo. Quantas vezes eles ficavam confusos com o que era pedido e eu explicava? Muitas. Além disso, sempre me preocupei em levá-los às consultas médicas e para passear. Ensinei-os a andar de bicicleta. Aproveito todos os momentos”, destaca.

A cabeleireira observa que nunca viu a escola como formadora de caráter e, por isso, tem a preocupação de passar valores e estabelecer o diálogo. “A responsabilidade é nossa, então, sempre tive o cuidado de orientá-los a serem honestos, leais, a se valorizarem e, sobretudo, a terem fé. Buscamos, eu e meu marido, ser bons exemplos para que eles possam seguir”, afirma.

O filho mais velho de Vanessa reconhece o esforço dos pais. “Apesar de eles serem rígidos às vezes, sempre tivemos muito amor. Com eles, aprendi a colocar Deus em primeiro lugar e a respeitar. Eles são extrovertidos e brincam com a gente”, salienta Phelipe.

Com apenas 12 anos, Thiago revela que observa muitos pais que deixam a responsabilidade da educação para a escola. “Meus pais sempre me ensinaram que o colégio é importante para o nosso futuro, mas eles nunca abriram mão de acompanhar de perto tudo que acontece. Eles nos mostram a direção correta”, completa.

Planejamento familiar

As consequências na vida de um jovem que não é educado corretamente pelos pais são graves. “É possível notar nos comportamentos diários. Eles têm mais dificuldade de se relacionar com os professores e alunos, têm baixa autoestima, são agressivos ou muito calados e por aí vai”, acrescenta a psicopedagoga.

O artigo 19 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ressalta que toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família. “Por isso, os pais precisam ser participativos e aprender a se posicionar. Mostrar que eles são os pais, por meio de atitudes, e proporcionar formas para que seus filhos desenvolvam virtudes. Criar é dar carinho, expor limites e também regras de convivência”, conclui
a psicopedagoga.

Ser pai ou ser mãe implica em ser educador. Quando se entende a real importância de dar a atenção que os filhos merecem, o futuro desses jovens agradece. Assim como disse Paulo Freire, um dos mais célebres educadores da atualidade: “educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.”

Seu filho hoje será o adulto de amanhã. E só você tem o dever de ensiná-lo a fazer a diferença.

Quer aprender mais sobre a relação entre pais e filhos? Participe da Transformação Total de Pais e Filhos, que acontece todos os domingos, às 18h, no Templo de Salomão.

imagem do author
Colaborador

Por Ana Carolina Cury / Fotos: Fotolia e Demetrio Koch