Você está preso a um relacionamento do passado?

Avance, siga adiante. Aprenda como fazer isso

Imagem de capa - Você está preso a um relacionamento do passado?

Pesquisadores da Stony Brook University, de Nova York, nos Estados Unidos, acreditam ter descoberto uma forma de manipular neurônios com a intenção de fortalecer ou apagar memórias. O método, aplicado apenas em ratos, visa melhorar as lembranças agradáveis ou até mesmo inverter o transtorno de estresse pós-traumático. Mas será que isso é mesmo possível ou lidar com as nossas memórias depende apenas de nós?

A Bíblia diz:

“Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova…” Isaías 43.18,19

Ou seja, enquanto estamos atrelados a algo do passado, não há como progredir. A decisão de seguir em frente cabe a nós mesmos, principalmente na vida a dois.

Não fique preso às lembranças de um relacionamento que não deu certo, caminhe, olhe para frente.

O apresentador do Programa The Love School – A Escola do Amor, Renato Cardoso, em seu blog explica: “Não deixe que seu passado, nem seus acusadores o roubem de um brilhante futuro e de uma linda história de superação. Não olhe para eles. Olhe para o Deus que pode fazer em você”.

Segundo Renato, independentemente da marca que puseram na sua vida amorosa ou até mesmo que o tenha feito no passado, você pode transformar isso em algo especial. Ele completa ainda: “Tudo depende de sua atitude frente a isso. Você pode ficar parado e aceitar que já não tem mais jeito ou olhar para frente, tomar atitudes corretas, dar um bom testemunho e mudar o significado da sua vida”.

Vale ainda o complemento dessa reflexão. No Blog da escritora e também apresentadora do Programa The Love School – A Escola do Amor, Cristiane Cardoso, a colunista Janaina Avila, comenta sobre a importância de deixar o passado para trás. “O passado construiu o nosso presente, mas o nosso presente construirá o nosso futuro. Por isso, em vez de ficarmos olhando para o que não fizemos, ou fizemos de errado, o ideal é se perguntar em como agir diferente”, finaliza.

Dê um basta e transforme a sua vida amorosa

Com esse entendimento, Edison Aparecido Dutra, de 39 anos, decidiu deixar para trás o sofrimento e reescrever uma nova história. Ele conta que a vida toda foi marcada por momentos tristes. “Fui casado e, durante 12 anos, cultivei um relacionamento cheio de brigas e traições. Ela acabou indo embora com um amante para outro estado e fiquei desacreditado do amor. Na época, pensei que nunca mais seria feliz ou me casaria novamente. Fiquei preso ao passado durante meses, fiz de tudo para que ela voltasse. Mas conheci a Kátia, atualmente minha esposa, que me levou para a Terapia do Amor”, comemora.

Segundo ele, durante as reuniões, passou a investir na cura interior e aprendeu a limpar aquele sentimento traiçoeiro. “Voltei a acreditar em mim e na felicidade. Quando já estava bem, começamos a namorar, e em alguns meses nos casamos. Hoje somos felizes. Participamos das palestras para continuar buscando o melhor”, conta Edison.

Faça como ele, dê um basta nos traumas e nas decepções. Participe das palestras da Terapia do Amor, que acontecem todas as quintas-feiras, na Universal. Procure aqui uma igreja perto de você e saiba mais sobre essa reunião especial.

imagem do author
Colaborador

Por Débora Picelli / Foto: Thinkstock