Por que ajudar um desconhecido?

A atitude de uma criança mudou a vida de um homem

Imagem de capa - Por que ajudar um desconhecido?

Muitas vezes na vida cobramos de familiares e amigos um pouco de atenção ou carinho que, por alguma circunstância, deixaram de nos dar. Mas será que retribuímos da mesma forma que queremos receber?

Uma das mais belas formas de demonstração de amor está em ajudar o próximo sem receber nada em troca.

Recentemente, a atitude de amor de uma criança mudou completamente a vida de um andarilho.

Ao caminhar com o pai pelas ruas de Vitória (ES), a menina avistou o morador de rua e, ao passarem por ele, ela questionou o pai sobre o que poderiam fazer para ajudá-lo:

“Pai, coitado daquele homem, está muito frio para ele dormir na rua. Vamos ter coragem de ir para casa, comer pizza quentinha e deixar ele ali naquela calçada?” (Trecho retirado do texto postado pelo pai no Facebook).

Comovido com a atitude da filha, o pai organizou um pedido de ajuda nas redes sociais e, após conseguir algumas doações, as entregou ao rapaz e também para outras pessoas que necessitavam dos donativos. Uma colega do pai da menina, comovida com a história, convidou o rapaz para jantar com a família e ali todos tiveram uma grande surpresa: o dono do restaurante empregou o jovem morador de rua.

O que a Bíblia diz:

“Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior que do que estes”, diz a Bíblia em Marcos 12.30,31.

Um pequeno gesto que muda tudo

Sem ao menos se dar conta, a pequena garota cumpriu um dos maiores mandamentos de Deus: “amar o próximo como a ti mesmo”. Se não fosse pelo ato solidário de querer ajudar, talvez aquele rapaz ainda estivesse morando nas ruas e pedindo ajuda às pessoas.

O bispo Edir Macedo ensina que o ato de bondade é mais uma forma de amor, e em muito se assemelha à benignidade:

“Aquele que é bom nunca olha somente para si mesmo, senão na direção do outro, querendo ajudá-lo. Ainda que seja afligido, quem é bom continuará olhando sempre na direção do outro, do aflito, com o intuito de proporcionar-lhe o bem.”

Procure pensar nas inúmeras pessoas que fazem parte do seu dia a dia e nas atitudes que você pode ter para tornar o cotidiano delas mais feliz. Não importa se são seus familiares, amigos ou até mesmo pessoas que ainda lhe são estranhas. Quando você faz o bem a alguém, logo observa quantas coisas é possível fazer para tornar os outros mais felizes, sentindo mais amor pelo próximo e também alegria por ter ajudado.

Se você deseja ajudar o próximo, faça parte de um dos grupos de voluntários da Universal. Não sabe como? Procure uma Universal mais próxima de sua casa e informe-se com o pastor ou bispo responsável.

imagem do author
Colaborador

Por Sabrina Marques / Foto: Thinkstock Thinkstock