Redecore a sala sem gastar muito

É possível dar uma cara nova ao espaço sem exagerar nas despesas

Com tantos gastos para manter a casa, mexer na decoração pode não estar na sua lista de prioridades. Em tempos de orçamento apertado, os valores altos podem assustar. No entanto, dar cara nova a um cômodo exige muito mais da sua criatividade do que do seu bolso – apesar de que muitos imaginam o contrário.

A sala é um cantinho aconchegante, onde reunimos família e amigos para uma boa conversa. Por isso, focamos nela para dar dicas que poderão facilmente ser colocadas em prática.

Para enfeitar – Quer decorar a casa com vasos? A solução pode estar no upcycicling, que é a união das palavras “para cima” e “reciclar”, em inglês. O termo mostra que aquilo que seria descartado pode virar uma peça excepcional com um pouco de criatividade. Que tal entrar no clima do faça você mesmo e enxergar novas possibilidades nos itens que você já tem? Por exemplo, vidros vazios podem se tornar luminárias

inusitadas. Já os pallets (estrado de madeira) podem se transformar em suportes para mesas e sofás, o que confere um toque rústico e bem interessante ao móvel.
Da mesma forma, xícaras, garrafas de todos os tamanhos, frascos de perfumes e até sopeiras podem virar vasinhos para flores e ficarem espalhados pela casa. Basta enfeitá-los com lacinhos, feltro ou dar um toque de cor e estilo com tinta spray.

Tinta – Outra escolha viável é alterar a cor da parede. Se tiver dúvida de qual usar, recorra aos simuladores disponibilizados nos sites de alguns fabricantes de tintas. Caso possa investir um pouco mais, criar texturas e optar por papel de parede são algumas possibilidades.

Mude de lugar – Por vezes, tudo o que você precisará será mudar os elementos da sala de lugar. Ao usar o espaço de forma diferente, poderá acrescentar novos itens decorativos ao ambiente.

Tapetes, cortinas e almofadas – Pelo custo-benefício, vale investir nesses itens que são coringas na decoração. Quer dar um toque de cor à sala? O segredo pode estar em trocar o tapete ou acrescentar um novo.

Trocar a cortina – ou até fazer uma nova – também é um detalhe que modifica totalmente o cômodo. Outro truque para criar novos ares é investir em almofadas. Você pode tanto comprar novas como customizar as antigas.

Nas prateleiras – Muitos preferem reformar as prateleiras, mas outra alternativa é apostar na tinta spray, ferramenta igualmente eficiente e bem em conta. E uma saída original é usar os livros como objetos de decoração. Além de separá-los por tema, pode ordená-los por cores.



Enquadre
– Quadros sempre dão um toque especial ao lugar, além de conferir personalidade a ele. Quem já tem quadros espalhados pela casa, pode incrementar o visual deles fazendo a troca das molduras.


Invista
– Fique de olho nas facilidades que muitas lojas oferecem, principalmente na época de liquidação anual. Observe também as novidades nas lojas de móveis planejados. Além de conseguir peças personalizadas, você pode negociar uma forma de pagamento favorável ao seu bolso.

 


Um toque a mais
– Flores sempre dão um toque especial. Caso não dê para se esbaldar na floricultura, compre algumas unidades e faça sua própria combinação. Velas e aromatizantes arrematam a produção. Mas, na falta deles, existe uma solução simples que é usar difusor, que vai ajudar a decorar e ainda perfumar o seu cômodo.

imagem do author
Colaborador

Por Flavia Francelino / Fotos: Fotolia