Levando a Salvação àqueles que mais precisam

Trabalho da Universal em presídios é tão importante que até o Legislativo reconhece o seu valor

Imagem de capa - Levando a Salvação àqueles que mais precisam

No dia 14 de junho, a Assembleia Legislativa do Amapá se reuniu para homenagear um dos grupos que mais se destacam nas ações sociais do estado: a Evangelização nos Presídios da Universal. Um dos responsáveis pela homenagem, o deputado Carlos Antonio Oliveira Santos, fez questão de ressaltar a importância do grupo. “Há mais de cinco anos, essas pessoas se reúnem para oferecer aos detentos uma palavra de fé, uma palavra de incentivo, uma palavra de fortalecimento, uma palavra de avivamento, uma palavra que possa renovar a fé no coração de cada um daqueles homens”.

O deputado do PRB ainda acrescentou: “O grupo de evangelização dentro do presídio desenvolve um trabalho no sentido de levar ao coração de cada uma daquelas pessoas, daqueles detentos, homens e mulheres, uma palavra de fé. Nós sabemos que a fé é capaz de transformar, a fé tem poder de mudança, a fé pode mudar o comportamento, as atitudes, mudar a vida de uma forma em geral”.

Conforme suas palavras, é possível ver em cada detento evangelizado e em cada pessoa que recebeu esse atendimento e foi liberta a mudança de pensamento e comportamento.

Atualmente, o grupo atua em 6 penitenciárias, realizando cultos cinco vezes por semana e doando livros, como “A Última Pedra” e “Nada a Perder” e o jornal “Folha Universal”. De acordo com o responsável pelo trabalho em presídios no estado, pastor Souza Alves, os detentos recebem a Universal de maneira excepcional, com muita alegria e respeito.

“Entramos ali com um único objetivo: levar vida a quem não tem mais esperança, levar a Palavra de Deus para que haja a ressocialização, para que haja a recuperação e, acima de tudo, para que haja vida transformada, que haja Salvação”, afirma o pastor.

Já o deputado Ericlaudio Alencar, também presente na homenagem, declarou: “Parabéns a esse grupo que traz a coisa mais importante que um homem pode ter. Não é dinheiro, não são posses, é liberdade interior. É a boa convivência com o seu Deus e com os seus irmãos”.

Além do Amapá

Assim como acontece no Amapá, a Universal realiza ações em presídios de todos os outros estados brasileiros, auxiliando a recuperação dos detentos, como mostra a história a seguir.

Pedro Paulo mora no sul do Brasil. Ele já foi usuário de drogas, viveu sem perspectivas, chegou a ser preso cinco vezes. Da última, ficou quase dois anos encarcerado. Hoje, porém, desfruta de uma vida íntegra e próspera ao lado da família e, quem olha, não acredita se tratar da mesma pessoa do passado.

Logo após a morte da mãe, conta ele, ainda bem jovem – a qual ele considerava o seu alicerce, o seu porto seguro -, Pedro diz que começou a usar drogas. Triste e vazio, buscava nelas o preenchimento desse vácuo que ficou.

Já na idade adulta, quando conheceu a esposa, Eliane, escondeu o tempo todo o seu vício, mas um dia ela descobriu. Por conta disso, a vida deles se tornou um caos e, por muito tempo, foi assim. Pedro se envolveu com o tráfico, passou a fazer coisas erradas ao lado do pai.

A esposa, por sua vez, já não acreditava mais em sua recuperação. Por isso, da última vez que Pedro foi preso, desistiu, foi embora de casa com os filhos e nem mesmo o visitou na cadeia.

Mas, foi exatamente dentro do presídio que Pedro ouviu falar do Senhor Jesus. Um rapaz, com quem ele usava drogas no passado, conhecera a Deus, na Universal. Fazendo parte de um grupo de evangelistas da igreja, esse amigo visitava os presídios com frequência, levando sempre uma palavra de fé e ânimo.

Um dia, reencontrou Pedro, em uma dessas unidades prisionais, onde lhe falou de um Amigo (Jesus), que havia mudado a sua vida e o mesmo poderia fazer com ele.

Pedro, de fato, não tinha mais nada a perder, estava afundado e com a vida na ruína e, mesmo resistindo inicialmente, decidiu aceitar aquela proposta do colega.

Assista a história completa de Pedro no vídeo abaixo e veja o que aconteceu com ele depois desse episódio:

Além dos detentos

A Evangelização nos Presídios está presente em todo o Brasil. O pastor Jesiel Prado, responsável pelo grupo que atua em Rondônia, conta que somente naquele estado a Universal atua em 10 penitenciárias e tem planos para aumentar esse atendimento em breve.

“Com a oração forte de libertação, batismo nas águas e palavras para que eles venham se arrepender dos seus pecados, e consequentemente buscar o encontro com Deus e a sua Salvação, é que a Universal atua”, relata o pastor. “Além disso, temos o programa “Momento do Presidiário” pela 94,9 FM, que ajuda muito com os testemunhos e a participação dos familiares etc”.

Atualmente, cerca de 60 voluntários atuam no estado, fazendo da visita da Universal o melhor momento da semana para os presidiários. “É muito gratificante fazer esse trabalho com pessoas que, para a sociedade, não têm jeito. Entendemos que o mal que deu a eles uma ideia de cometer o crime e seus delitos é o mesmo que os levaram à prisão. O que nos deixa feliz e nos dá força para levar a Palavra de Deus a eles é que, quando recebem a liberdade, eles dão continuidade à recuperação indo às reuniões da Universal”, conclui o pastor.

Sabia mais sobre o trabalho que a Universal realiza nos presídios brasileiros, com os detentos e seus familiares, clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Ivonete Soares e Andre Batista / Imagens: Universal