Foto de criança com flores viraliza na web

Leia e entenda a importância do diálogo entre pais e filhos

Imagem de capa - Foto de criança com flores viraliza na web

O que você acredita que a foto ao lado representa?

a) Um presente carinhoso para uma amiga

b) O resultado de uma conversa entre mãe e filho

c) Um pedido de desculpas dele por uma agressão cometida

Quem escolheu todas as alternativas acertou. Diogo, aos 4 anos de idade, posou para essa foto antes de ir para a escola, onde entregaria as flores e um sincero pedido de desculpas para uma amiga que agredira no dia anterior.

A mãe de Diogo, identificada no Facebook como Tata Carvalho, postou em suas redes sociais essa imagem com a seguinte mensagem: “Depois de muita conversa, castigo ontem, hj foi o dia de levar flores para a coleguinha que ele empurrou ontem na escola. #sóflores #sócarinho #vaiserumprincipe #nãoéfácil”. (sic)

Aparentemente, Tata estava ensinando seu filho a não praticar agressões e, em seus comentários disse que fez Diogo pedir desculpas naquele dia para que, quando fosse adulto, não precisasse se desculpar com ninguém – muito menos com uma mulher – por tê-la agredido.

Quase todos os mais de 3.700 comentários na foto elogiam a atitude da moça. Além disso a postagem teve mais de 7 mil compartilhamentos e 57 mil curtidas.

O que Tata fez foi a sua obrigação, como mãe, de ensinar a seu filho o modo como ele deve se comportar diante dos conflitos. A Bíblia afirma que se deve ensinar “a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”. (Provérbios 22.6)

Para a escritora e palestrante Cristiane Cardoso, “quem ensina tem uma grande responsabilidade que não se limita à disciplina ou a uma sala de aula, mas à vida”. Essa responsabilidade, de acordo com ela é algo fantástico, pois influencia para a vida toda as crianças.

Todavia, nem sempre é fácil fazer justiça a essa responsabilidade. Conforme explica o palestrante Renato Cardoso, “um dos problemas mais sérios atualmente nos lares onde há filhos—pequenos, adolescentes, ou até adultos—é a falta de limites. Os pais, ora por ignorância, ora por não quererem ter dor de cabeça ou simplesmente para agradar os filhos, acabam deixando seus filhos fazerem o que quiserem, sem limites”.

Tata poderia permitir que a punição dada pela escola fosse a única. Ou mesmo colocá-lo de castigo sem explicar exatamente o porquê. Quando ela se propôs a conversar com seu filho e mostrar o quanto ele estava errado, Diogo se arrependeu e prometeu não repetir o ato.

A conversa é a base do relacionamento entre pais e filhos e deve ser cultivada por ambos. Caso você tenha dificuldades de estabelecer diálogos produtivos dentro de casa, participe da Transformação Total de Pais e Filhos, que acontece todos os domingos, na Universal, às 18h. Lá você descobrirá as melhores maneiras de conversar e educar seus filhos.

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Imagem: Reprodução Facebook