Por que você precisa manter o equilíbrio?

Entenda a importância de manter sempre o controle da situação

Imagem de capa - Por que você precisa manter o equilíbrio?

Não encontramos equilíbrio em qualquer lugar, também não podemos adquiri-lo na padaria da esquina. Sem ele, é como se faltasse algo para que possamos manter as rédeas da situação e para recuperarmos o chão que foge dos seus pés, quando algo sai do controle.

Para a colunista Núbia Siqueira, “o equilíbrio gera harmonia e crescimento, enquanto o desequilíbrio leva à queda e, muitas vezes, a traumas.” Ela explica que a nossa natureza facilmente transita entre os dois extremos: oito ou 80.

“Ser uma pessoa atualizada e bem informada é proveitoso, mas ser alguém que só tem esse tipo de conteúdo é um desastre. Não é bom viver transbordando informações, tampouco viver alienado. Ser uma pessoa sensível para perceber o sofrimento alheio, condoer-se e ajudar é excelente, mas ser sensível a ponto de ser chorona, fraca, que não administra as próprias emoções, é um problema”, pondera.

Núbia cita o desafio de um equilibrista como referência. “Quando penso na palavra equilíbrio, imagino aquele equilibrista de circo andando na corda bamba e deixando todos boquiabertos com sua habilidade. Apesar de todas as forças opostas empurrando-o, ele continua caminhando.”

Com moderação

A Bíblia nos evidencia a importância de prezarmos pelo equilíbrio, como pode ser visto em II Timóteo 1.7. “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.” Em outras palavras, Deus não nos deu espírito de covardia, mas sim de poder, amor e, inclusive, de equilíbrio.

Em que ponto você tem sido desequilibrada? Não consegue vencer a obesidade porque come demais? Ou procura se enquadrar em um padrão e come de menos? Faz qualquer coisa em nome da estética? A sua autoestima é como uma gangorra, uma hora está em cima e, em seguida, está embaixo? Não consegue controlar as próprias emoções? Perde para a ansiedade? Desmorona diante das decepções? Vacila na primeira oportunidade? É você quem mais perde com tudo isso. Parece que nada está bom o suficiente. Você não consegue se sentir completa em si mesma e não é capaz de se encontrar.

Podemos encontrar em Deus a orientação certa para não cedermos aos pensamentos que nos impulsionam para a falta de equilíbrio. Afinal, lidar com os desafios e saber agir com os conflitos que ocorrem fora e dentro de nós é uma decisão que cabe a cada um.

A apresentadora Viviane Freitas, em seu blog, afirma que existem alguns segredos para se alcançar o equilíbrio. Na verdade, é um exercício que envolve razão e emoção e a receita é até muito simples: “quando você é equilibrada, você vai para aquilo que faz bem para você.” Bem por aí.

O Godllywood visa auxiliar mulheres em toda e qualquer situação, desde que ela deseje realmente ser auxiliada e moldada para uma mulher melhor. Conheça mais sobre o grupo e saiba como participar dos projetos clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Flavia Francelino / Foto: Fotolia