Na hora de escolher a roupa, dá para descomplicar o complicado?

Uma pesquisa britânica revela que as mulheres perdem diariamente 17 minutos porque estão indecisas com a escolha das roupas que usarão. Se isso ocorre com você, veja algumas dicas para se organizar e ganhar tempo

Imagem de capa - Na hora de escolher a roupa, dá para descomplicar o complicado?

O drama parece o mesmo todos os dias. Você mal acorda e ainda tem a sensação de estar em um pesadelo. O nome do bicho- papão? Seu guarda- roupa – sim, ele mesmo.

Mas, como precisa sair e definir logo a roupa que vai usar, pula da cama e no desespero deixa o armário “de pernas para o ar” e, ainda assim, não acha nada bom o suficiente. Escolhe um look que – na sua cabeça – está perfeito, mas o espelho mostra a você que não. É quando você chega à célebre conclusão de que não tem roupa, mesmo diante de um armário abarrotado. Se o enredo lhe soa familiar, saiba que não é a única a passar por isso. E, se também não sabe quanto tempo perdeu da sua vida vasculhando o closet e decidindo o que usar para sair de casa (principalmente para ir ao trabalho), a rede de varejo inglesa Marks & Spencer deu um jeito de descobrir. De acordo com uma pesquisa encomendada pela rede, seriam seis meses gastos com a indecisão ou, se preferir outros números, quatro dias por ano ou 17 minutos por dia.

Contra o tempo

O estudo contou com a participação de 2 mil pessoas, de ambos os sexos. Mas, por razões óbvias, são os números da ala feminina que impressionam. Segundo os pesquisadores, 62% das mulheres chegam a sentir raiva enquanto decidem o que usar para colocar os pés para fora de casa e o drama da escolha do look do dia é capaz de arruinar o humor de 15% delas. Os números mostram também que a luta com o guarda-roupa é responsável pelos atrasos no trabalho de uma a cada dez mulheres e que uma a cada 20 já desistiram completamente de ir a alguma ocasião por causa dessa batalha.

E tem mais: se o seu caso implica passar tempo procurando o que usar para tomar um sorvete com o marido, saiba que 21% admitiram ter tido algum desentendimento com ele por conta disso.
Apesar de os entrevistados terem aproximadamente 152 peças no armário, eles relataram que apenas 44% delas são frequentemente usadas.

Dicas para escolher o look?

Decidir o que que vai vestir pela manhã realmente é uma tarefa e tanto. Afinal, sabemos que é a primeira impressão que fica (logo, como nos apresentamos também é nosso cartão de visitas, concordam?). Mas toda tensão pode ser drasticamente diminuída (e até evitada) com algumas aitudes simples. Confira no boxe abaixo.

Sim, você tem roupa para sair, trabalhar, passear com o marido e amigas…

Seja objetiva e se vista de acordo com a ocasião
Você vai ao trabalho ou comprar pão na padaria? É necessário gastar o mesmo tempo para acertar no look para fazer ambos?

Um armário arrumado faz toda a diferença
A organização ajuda a encontrar as peças que procura. Que tal dar uma revisitada nele, de tempos e tempos? Esvazie tudo, ordene por cores, separe as roupas que pode doar, etc. Ganhe tempo e espaço.

Talvez você precise de uma ajudinha extra
Personal organizer, personal stylist e consultoras de imagem são boas nisso! Afinal, muita gente não precisa necessariamente de uma limpeza, mas de uma revitalização no armário, algo que não vai apenas livrar seu guarda-roupa de possíveis tralhas acumuladas, mas que dará novas possibilidades de uso àquilo que você já tem.

Aplicativos de moda para tablets e smartphones
Eles podem ajudar você a aprender a organizar as roupas e inspirá-la na hora de montar o look. Alguns mostram o que você já tem em seu armário. Basta fotografar suas peças e acessórios e criar inúmeras possibilidades com apenas um clique.

O guarda-roupa cápsula
As adeptas limitam o armário para um certo número de peças versáteis por estação – o que facilita (e muito) a vida. As outras roupas ficam separadas para a nova estação.

Monte novas combinações
Depois de tudo arrumado, fica mais fácil “achar” peças que você nem lembrava que tinha e montar novos looks.

imagem do author
Colaborador

Por Flavia Francelino / Foto: Fotolia