thumb do blog Bispo Macedo
thumb do blog Bispo Macedo

Maioral dos deuses

Imagem de capa - Maioral dos deuses

Nas línguas semitas, como o hebraico, a palavra “Baal” quer dizer maioral, dono, senhor, mestre, cabeça, e no hebraico moderno também significa marido.

Assim, podemos compreender que o desafio de Elias não foi apenas a um deus falso, um ídolo dentre outros, pois Baal era o maioral dos deuses, o cabeça, o alfa dominante a quem eram oferecidos os maiores sacrifícios. Baal era considerado o superior entre todos os ídolos da época.

Portanto, deste ponto de vista, o desafio de Elias se torna ainda mais relevante, já que havia todo um culto organizado com sacerdotisas a Baal.

Mas, Elias, sendo apenas um, desafia o “maioral” (Baal), dizendo: “Se Baal é Deus, segui-o, mas se Elohim (o Deus a quem todas as coisas se submetem, esta é a raiz de Elohim) é Deus, segui-O!” (1 Reis 18.21)

A resposta veio em seguida à falta de resposta de um ídolo que não era deus, mas o Senhor respondeu com fogo (o elemento presente em todos os sacrifícios, pois quando o fogo aparecia do nada, sem que o homem o houvesse acendido, era porque algo sobrenatural estava acontecendo), provando que Ele sim é Deus – o Verdadeiro Maioral.

Essa Fogueira Santa na fé de Elias hoje é de igual modo um desafio, o Maioral Deus de Israel vai descer fogo na vida daqueles que rejeitam os Baalim (maiorais) deste mundo para confiar suas vidas ao Senhor de todas as coisas.

Deus os abençoe!