USA
 

Carta à igreja em Sardes

"Porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade"

"Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz Aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto.

Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado íntegras as tuas obras na presença do Meu Deus. Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti.

Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas. O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de Meu Pai e diante dos Seus anjos. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas." Apocalipse 3.1-6

Historicamente, Sardes era a antiga sede real da Lídia e tinha um passado cheio de glórias. Ainda que na época do apóstolo João ela apresentasse uma certa qualidade de vida para os seus habitantes, mesmo assim já não possuía a mesma glória do passado.

Por intermédio do bispo Melito de Sardes, falecido no ano 170 d.C., a cidade ganhou certa fama, mas hoje em dia o lugar onde se erguia não passa de uma área cheia de ruínas, no meio das quais surgem barracos turcos, cobertos de misérias, formando uma pequena vila, com o nome de Sarte.

Vejamos as características da igreja em Sardes:

1) Obras;

2) Tem nome de que vive, porém está morta;

3) Suas obras não têm sido íntegras diante de Deus;

4) Há, contudo, umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestes.

O Senhor Jesus, como acontece nas demais cartas, identifica-Se imediatamente, logo após dar a direção para quem Ele envia a carta. À igreja em Sardes, Ele diz: "...Estas coisas diz Aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas..." Apocalipse 3.1

Os sete Espíritos de Deus revelam toda a plenitude do Espírito Santo, pois, referindo-se ao Senhor Jesus, o profeta Isaías (Isaías 11.2) disse que sobre Ele repousará:

1) O Espírito do Senhor;

2) O Espírito de sabedoria;

3) O Espírito de entendimento;

4) O Espírito de conselho;

5) O Espírito de fortaleza;

6) O Espírito de conhecimento;

7) O Espírito de temor do Senhor.

Nosso Senhor Jesus possuía toda a plenitude do Espírito Santo, quando Se manifestou em carne ao mundo, e Se mantém possuidor da plenitude de Deus, conforme diz a Sua Palavra: "porquanto, nEle, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade". Colossenses 2.9

Comentário

Qual a sua opinião sobre essa matéria?
Lembramos que este espaço é reservado somente para comentários referentes à matéria em questão.
Somente comentários relevantes serão autorizados.
Pedidos de oração e orientação podem ser feitos na página do Pastor Online: www.universal.org/pastoronline.
Sugestões e reclamações podem ser enviados para redacao@universal.org.br.



Nossas Sugestões

Nossas sugestões

x
Próximo