Divulgue a sua empresa gastando pouco

O que microempresários podem fazer para impulsionar seu empreendimento?

Imagem de capa - Divulgue a sua empresa gastando pouco

O ano já começou e muitos empresários ainda estão quebrando a cabeça para elaborar estratégias para alavancar seus empreendimentos com pouco dinheiro e sem ter que gastar muito com publicidade. A Folha Universal conversou com Eder Max de Oliveira, consultor de negócios do Sebrae-SP, que dá algumas dicas de como proceder. Para ele, é de extrema importância saber para quem se vai vender.

“A personalização para o público correto é o primeiro passo. Muitas pessoas empregam tempo e recursos para atingir o público-alvo errado. O mais assertivo é escolher o nicho de mercado que pretende atender e desenvolver uma publicidade direcionada a esse público. É muito mais fácil e rápido se destacar em um segmento específico do que em muitos ao mesmo tempo”, analisa.

Para o consultor, o passo seguinte é usar as mídias digitais e inserir a empresa nos mapas do Google. “Quase 100% dos clientes estão na web. Eles usam a internet para buscar informações sobre produtos, serviços e sobre a reputação da empresa, entre outros. Se limitar apenas à mídia local pode não ser um bom negócio, uma vez que na internet não temos fronteiras e é muito mais fácil ser encontrado nela do que fisicamente”, diz.

O especialista lembra que há ferramentas dentro da web que podem alavancar o negócio e que não importa o segmento ou o tamanho da empresa: “O Google Meu Negócio, por exemplo, possibilita que o empreendedor coloque informações da empresa como telefone, endereço, fotos de produtos e serviços, depoimentos de clientes, etc. Tudo isso de forma gratuita e ainda oferece a possibilidade de que seja feito o seu primeiro website na mesma ferramenta. Também há o Facebook, o Instagram e o LinkedIn. Todos estão crescendo muito e estão voltados diretamente para negócios”, avalia.

Max Oliveira destaca a importância das redes sociais para isso: “é muito mais fácil ser encontrado pelas redes sociais do que no Google por causa da concorrência e de requisitos técnicos necessários para um ranqueamento no Google. Além disso, o conteúdo de vídeo ganha cada vez mais destaque e tem se convertido muito em vendas nas redes sociais. O público em geral está consumindo muito mais vídeo do que texto e estar nas redes sociais com conteúdo interativo, não apenas merchandising, é um grande diferencial para quem está iniciando a sua trajetória”, assinala.

Além disso, é necessário criar empatia com o público. “Antes de vender, temos que conquistar a confiança desse cliente. Fazê-lo se sentir especial é o primeiro passo, cumprir o prometido, resolver o problema e lhe dar comodidade. Quanto mais ele se sente especial, mais ele será um agente promotor da empresa. Muitas pequenas empresas são construídas apenas com esse público e inúmeros empresários relatam que suas empresas sobrevivem do boca a boca.”

O consultor também recomenda participar de feiras e eventos que tenham relação com o negócio. “Para quem está começando é um excelente canal de network. Uma boa técnica é estudar muito bem as pessoas que estão inscritas e já chegar se apresentando com a solução para algum problema dessa empresa. É importante preparar um material e um script de vendas para cada um dos possíveis segmentos para não ser pego de surpresa. No pós-evento, contate em até 48 horas quem você conheceu para oferecer o produto ou serviço correto”, conclui.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Arte: Éder Santos