USA
 

Pequenas empresas perdem oportunidades de conquistar clientes

Pesquisa aponta os canais de comunicação preferidos dos consumidores

Segundo estudo realizado recentemente pela Pitney Bowes Software, as pequenas empresas estão dependendo, principalmente, dos tradicionais canais de comunicação de mercado para atingir clientes, não controlando resultados e perdendo oportunidades de incorporar uma comunicação multicanal para aumentar as taxas de resposta e conseguir novos consumidores.

A pesquisa, feita com mais de 750 clientes de pequeno porte, foi realizada com o objetivo de descobrir mais sobre os canais de comunicação preferidos dos clientes, quais são as ferramentas de marketing utilizadas por pequenas empresas e para levantar se esses instrumentos são realmente usados.

“Um número surpreendente de empresas não está monitorando os resultados das comunicações que envia para os clientes, particularmente por meio de mala direta e e-mail”, comenta Ronaldo Oliveira, diretor da Pitney Bowes Software Brasil. De acordo com ele, essa é uma grande oportunidade perdida pelas empresas, que poderiam ajudar no seu crescimento usando qualquer uma de uma série de ferramentas acessíveis e fáceis de utilizar para entregar e medir seus programas de marketing.

Oportunidades perdidas

O relatório descobriu várias oportunidades para as pequenas empresas usarem novas ou já existentes estratégias de marketing para aumentar seus negócios.

- Medição: a maioria das pequenas empresas não mede o sucesso de suas campanhas de marketing. Elas não estão usando métricas já disponíveis para compreender a eficácia do canal. Surpreendentemente, 73% dos entrevistados falham ao usar métricas de e-mail marketing, enquanto 80% não conseguem utilizar as métricas de medição para malas direta ou para correspondências tradicionais.

- Canais digitais e mídias sociais: as pequenas empresas dependem fortemente dos canais tradicionais de comunicação com o cliente e podem perder grandes oportunidades de usar táticas mais novas, como as mídias sociais e QR codes. O e-mail é o canal mais utilizado, com 46% dos inquiridos usando como seu principal canal para comunicações de negócios, seguido por telefone (22%) e mala direta (11%).

- Abordagem multicanal: as empresas demoram em tirar aproveito do poder do marketing integrado e dos novos canais. As maiores empresas pesquisadas (50-100 funcionários) não listaram as mídias sociais como canal primário. Aquelas que listaram a mídia social como seu principal canal tendiam a ser empresas com 10 funcionários ou menos. Mais notavelmente, dessas pequenas empresas, as maiores proporções foram as de menos de 10 anos de idade. Ao incorporar uma abordagem multicanal de comunicação, as empresas podem ver as taxas de respostas aumentarem.

- E-mail: Enquanto as empresas usam o e-mail como canal de comunicação mais importante, o número de empresas que aproveitam esse canal para fins de marketing ainda é bastante baixo. Enquanto o e-mail é o canal de comunicação top para as pequenas empresas, muitas ainda não estão tirando proveito disso para fins de marketing. A principal razão apontada pelos entrevistados para usar e-mail foi para a correspondência básica relacionada com negócios em andamento (59%), no entanto, o número usando e-mail para vendas e marketing ainda é bastante baixo.

- Correspondência tradicional: as empresas já estão se comunicando com seus clientes utilizando a correspondência física, tais como faturas e extratos, no entanto, apenas uma pequena porcentagem das empresas utiliza a correspondência tradicional para vendas e marketing. Apenas 18% dos entrevistados estão usando para desenvolvimento de novos negócios e marketing, e 20% estão incluindo informações sobre produtos e atualizações. Já que as faturas e extratos são comunicações de eficácia garantida para atingir os clientes, são uma boa opção, de baixo custo e altamente eficaz, para entregar mensagens de marketing e ofertas promocionais.

Fé é trabalho

Para crescer, com seus negócios, o bispo Jadson Santos, orienta que o empresário esteja “junto” com o Senhor Jesus. “Quando nos entregamos a Ele, de corpo e alma, estamos prontos para a batalha. Ele nos orienta e torna tudo possível”, explica.

Participe da “Nação dos 318”, todas as segundas-feiras, às 22h, no Cenáculo do Espírito Santo em Del Castilho, na antiga Avenida Suburbana, 4.242; no Cenáculo do Espírito Santo de Santo Amaro, na Avenida João Dias, 1.800; no Cenáculo do Espírito Santo do Brás, na Avenida Celso Garcia, 499; e da Reunião da Prosperidade, nos Cenáculos do Espírito Santo por todo o Brasil.

Comentário



Nossas Sugestões

Nossas sugestões

x
Próximo