USA
 

Você sabe o que significa a expressão "a toque de caixa"?

E será que tem ideia de como ela surgiu e por quê?

A expressão “a toque de caixa” remete a ações feitas com agilidade e determinação. De um modo geral é essa a ideia que nos dá. Porém, no passado, quando alguém usava o termo, referia-se ao costume que os chefes militares tinham de utilizar o som do tambor para orientar os seus comandados.

A invenção chegou até a Europa por meio da expansão dos árabes que já faziam uso desse instrumento para promover reuniões militares, no século 8. A presença dos tambores entre as fileiras dos exércitos árabes acabou alcançando a Península Ibérica – onde hoje estão Portugal e Espanha –, que foi conquistada por eles, nessa época.

Muitas vezes, dada a urgência de alguma medida, os militares eram orientados “a toque de caixa”: cada batida do tambor poderia significar algum tipo de ação diferente a ser desenvolvida durante a batalha. Era muito mais eficiente do que o envio de um mensageiro, que poderia morrer no meio do conflito e não chegar a entregar a ordem.

Mesmo com a expulsão dos árabes da Península Ibérica, a expressão acabou sendo empregada pelos portugueses que, mais tarde, se encarregaram de trazê-la para o Brasil. Hoje, com a facilidade dos meios de comunicação e a ampliação dos afazeres do dia a dia, ­vivemos em um mundo que se move “a toque de caixa”.

Comentário



Nossas Sugestões

Nossas sugestões

x
Próximo