USA
 

O eco da minha voz

Por que escutamos nossa voz como se alguém estivesse repetindo literalmente o que acabamos de falar?

O eco é um fenômeno físico causado pela reflexão do som. Ele se dá quando ouvimos o som da nossa própria voz depois que já falamos algo, como se alguém estivesse repetindo literalmente o que acabamos de falar. Isso acontece quando o som emitido por nós é refletido por algum obstáculo, em um determinado espaço de tempo.

Nossos ouvidos têm capacidade para distinguir o som emitido e o som refletido. Para haver o eco, e não apenas uma reverberação ou sobreposição, a diferença de tempo da chegada dos sons (emitido e refletido) ao ouvido, deve acontecer em um intervalo de tempo superior a um décimo de segundo (0,10s).

O eco ocorre quando as ondas sonoras emitidas por alguém encontram superfícies lisas e duras, como uma parede. Assim, elas batem no obstáculo e são reenviadas aos ouvidos do indivíduo. Isso só deve acontecer após 0,10s (a uma distância mínima de 17 metros, baseado na velocidade do som no ar) para que se possa distinguir o som emitido do som refletido.

Caso ocorra antes, em um intervalo de tempo menor que 0,10s, por estarmos tão próximos ao obstáculo, pode haver a reverberação (sucessivas reflexões), ou ouvirmos o som refletido sem que o emitido tenha sido extinguido completamente, tornando-se assim apenas um reforço, uma ressonância.

Os melhores lugares para colocar o eco em prática são os cumes de montanhas, cavernas, salões com pé alto e vazios, ou até mesmo o fundo de uma escadaria de um edifício. Faça o teste.

Comentário



Nossas Sugestões

Nossas sugestões

x
Próximo