USA
 

Você sabe qual a diferença entre protetor e bloqueador solar?

Um impede a ação dos raios ultravioletas enquanto o outro deixa bronzear

Você se preocupa com a proteção contra os raios de sol, mas compra sempre aquele produto que estiver mais barato na prateleira? Cuidado para não prejudicar a saúde da sua pele com a falta de informação. Você sabe qual a diferença entre protetor e bloqueador solar?

Ambos nos protegem dos malefícios dos raios ultravioleta que podem causar queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele, se ficamos muito tempo expostos ao sol. Porém, cada um possui uma função específica.

Bloqueador

O bloqueador é composto de dióxido de titânio e óxido de zinco. Esses elementos químicos são muito eficientes na proteção e refletem a radiação solar. Por isso, quando o usamos não ficamos bronzeados. Sua apresentação é opaca e “pastosa”. A pele não absorve o produto deixando uma camada esbranquiçada sobre ela.

Geralmente, os bloqueadores são usados por pessoas muito claras e de pele sensível, com orientação médica. Também, são usados em regiões localizadas, após cirurgias, ou tratamento para manchas e hematomas na pele.

Protetor

Contudo, o sol é um fator muito importante para a saúde do organismo. O raio UVB também tem seu efeito benéfico, pois estimula a produção do pigmento conhecido como melanina e vitamina D, promovendo a absorção de cálcio e fortalecimento dos ossos.

Portanto, os protetores solares absorvem a radiação UVA ou UVB e a transformam em “luz visível”, inofensiva para a pele, e permitindo que a radiação UVA, faça a combinação da melanina com o oxigênio e produza o efeito bronzeado da pele. Aliás, a ação dos raios solares no funcionamento da melanina só ocorre após 48 horas da primeira exposição ao sol.

FPS

O fator de proteção solar (FPS) deve ser escolhido conforme a tonalidade de pele e tempo de exposição – o uso diário desses produtos pode reduzir em até 85% as chances de desenvolver câncer. É ele que sinaliza quanto a pele estará protegida após o uso do produto, seja o bloqueador ou o protetor.

O FPS 15, por exemplo, protege 15 vezes mais (por 150 minutos, ou duas horas e meia) quem fica vermelho com apenas 10 minutos de exposição solar. Quanto maior o FPS de um produto, maior a proteção que ele confere. A eficácia de todos supera os 90%.

 

  • Fonte: Ciência Hoje das Crianças e vocesabia.net

Comentário



Nossas Sugestões

Nossas sugestões

x
Próximo