USA
 

Conselho de medicina proíbe hormônios antienvelhecimento

Médicos que descumprirem as regras podem perder registro

O Conselho Federal de Medicina (CFM) proibiu o uso de hormônios com o objetivo de retardar ou prevenir o processo de envelhecimento. A prescrição de hormônios tem sido uma prática comum para aumentar o nível hormonal e até a massa muscular de pacientes idosos.

O CFM considera que a falta de evidências científicas de benefícios não justifica a utilização dos hormônios. A resolução informa que “os riscos e malefícios que trazem à saúde não permitem o uso de terapias hormonais com o objetivo de retardar, modular ou prevenir o processo de envelhecimento”.

A medida já havia sido publicada como recomendação em agosto passado. Com a resolução, que tem o apoio de entidades como a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), ganha força de lei. Os médicos que descumprirem as regras podem sofrer penalidades que vão desde a advertência até a cassação do registro.

A partir de agora, só é permitido a reposição de deficiências hormonais e de outros elementos apenas em casos de necessidade comprovada. Está vedada a prescrição dos hormônios conhecidos como “bioidênticos” para o tratamento antienvelhecimento e o uso de ácido etilenodiaminotetracético (EDTA), procaína, vitaminas e antioxidantes, entre outros.

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) comemorou a resolução. Em nota, a organização informou que a proibição protegerá a população de danos à saúde que vão desde o aumento da toxicidade no organismo até os casos de câncer, diabetes, hipertensão e distúrbios do sono.

Comentário

Qual a sua opinião sobre essa matéria?
Lembramos que este espaço é reservado somente para comentários referentes à matéria em questão.
Somente comentários relevantes serão autorizados.
Pedidos de oração e orientação podem ser feitos na página do Pastor Online: www.universal.org/pastoronline.
Sugestões e reclamações podem ser enviados para redacao@universal.org.br.



Nossas Sugestões

Nossas sugestões

x
Próximo