USA
 

Curiosidades: notas musicais

Elas surgiram para facilitar o aprendizado e diminuir os erros de interpretação

A música faz parte de nossa rotina, seja através dos meios de comunicação, dispositivos eletrônicos, na espera de uma chamada telefônica, no elevador (a famosa música ambiente), carros de som na rua, em uma cerimônia de aniversário ou casamento ou na igreja.

Ela surge de uma composição de notas. A nota musical é o nome que se dá a um elemento sonoro (onda) formado por uma vibração no ar, que se propaga com determinada frequência (som). A combinação das notas musicais gera uma melodia, uma nova música.

Desde a Grécia Antiga o homem desenvolve métodos para criar e vivenciar uma experiência musical. Naquela época, os gregos já empregavam as letras de seu alfabeto para representar as notas musicais.

O sistema de notação musical, conhecido até hoje – “dó, ré, mi, fá, sol, lá e si”–, teve origem na idade média. Nas línguas anglo-saxônicas (inglesa), a nomenclatura para as notas musicais é feita por letras, A (lá), B (si), C (dó), E (mi), F (fá) e G (sol). Músicas cifradas substituem as notas por letras.

Comentário

Qual a sua opinião sobre essa matéria?
Lembramos que este espaço é reservado somente para comentários referentes à matéria em questão.
Somente comentários relevantes serão autorizados.
Pedidos de oração e orientação podem ser feitos na página do Pastor Online: www.universal.org/pastoronline.
Sugestões e reclamações podem ser enviados para redacao@universal.org.br.



Nossas Sugestões

Nossas sugestões

x
Próximo