USA
 

Número de acidentes de trânsito não para de subir no Brasil

País tem 43 mil vítimas por ano e é o 4º no ranking mundial

 

O número de acidentes de trânsito não para de subir no Brasil. Além da dor dos familiares que perdem entes queridos, o problema atinge também a economia do País: são milhões de reais em impostos gastos, todos os anos, com tratamentos das vítimas de acidentes. Para atender os casos mais graves, em São Paulo, o Sistema Único de Saúde (SUS) gasta cerca de R$ 57 milhões por ano.

São 43 mil mortos anualmente, muitos deles, vítimas da imprudência. A coordenadora adjunta do Detran/SP, Vera Viviane Schmidt, avalia que o número é o equivalente a 215 aeronaves caindo no Brasil todos os anos. “A maioria das mortes que acontecem no trânsito é causada por falha humana, quem dirige com sono, quem muda de pista sem avisar os demais, tudo isso é a falta de consciência de quem conduz o veículo”, afirma.

Os números colocam o Brasil em 4º lugar no ranking mundial de mortes em acidentes de trânsito. Só no Hospital das Clínicas de São Paulo, que atende os casos mais graves, o número de vítimas de acidentes com motos aumentou 14% nos últimos 5 anos, enquanto o de vítimas de acidentes com carros diminuiu 35% no mesmo período.

Para o instrutor de direção defensiva Luiz Fonseca, os brasileiros têm o péssimo vício de andar colados aos veículos da frente. “Isso gera acidentes a toda hora. Além disso, muitos motoristas não sinalizam suas intenções no trânsito. São atitudes que contribuem para acidentes.”

Ele recomenda que o motorista procure sempre buscar uma boa visão para passar por cruzamentos e fazer ultrapassagens. “Não fazer zigue-zagues e procurar manter uma linha reta, apesar da grande quantidade de veículos, permite manter uma velocidade maior e mais constante”, explica o especialista.

Para tentar reduzir a quantidade de vítimas de acidentes no País, o Brasil fez um pacto com a Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é que o número de mortes no trânsito caia pela metade até 2020, mas para que essa meta seja alcançada é necessário consciência no trânsito.

Comentário

Qual a sua opinião sobre essa matéria?
Lembramos que este espaço é reservado somente para comentários referentes à matéria em questão.
Somente comentários relevantes serão autorizados.
Pedidos de oração e orientação podem ser feitos na página do Pastor Online: www.universal.org/pastoronline.
Sugestões e reclamações podem ser enviados para redação@universal.org.br.



Nossas Sugestões

Nossas sugestões

x
Próximo