USA
 

Você sabe por que o siri anda de lado?

Eles usam o artifício como uma estratégia de sobrevivência

Siri é o nome popular dado a uma das famílias do caranguejo. A diferença mais evidente entre os siris e as demais espécies do animal está no formato das duas patas traseiras. Nos siris, elas são achatadas e amplas (e não pontiagudas), o que, por exemplo, possibilita ao siri nadar.

Aliás, ao contrário dos outros caranguejos, os siris são exclusivamente marinhos. Se ele já parece ágil ao correr para um buraquinho na praia, imagine debaixo d'água.

Mas, por que o siri anda de lado? Porque as juntas de suas patas se flexionam, de forma que as patas de um lado do corpo puxam no sentido lateral e as do outro lado ajudam, empurrando o animal no mesmo sentido.

Segundo a ciência, esse tipo de andar característico é fruto de um processo de adaptação e defesa, por causa da visão deles. Os olhos estão dispostos nas laterais, condição que facilita a fuga dos predadores e a competição por alimentos.

Então, as patas articuladas na lateral do corpo podem tornar mais lenta a movimentação para frente e para trás, mas agilizam muito o deslocamento para os lados, no sentido dos olhos. Uma verdadeira estratégia de sobrevivência.

Comentário



Nossas Sugestões

Nossas sugestões

x
Próximo