USA
 

Está tudo "ok"?

Saiba o que realmente significa a expressão e onde ela surgiu

Existem palavras muito curtas (e de outros idiomas) que usamos com frequência, mas que nasceram de uma expressão maior e foram sendo adaptadas ao longo do tempo, conforme a tradição oral da linguagem. Por exemplo, em bom português, a expressão de tratamento “você” reduziu-se do original "vossa mercê", que também já foi "vossemecê", "vosmecê" e "vancê".

A expressão “ok”, muito usada hoje em dia para determinar que tudo está bem ou que algo deu certo, tem mais de uma explicação sobre a sua origem, todas elas derivadas de uma expressão com duas palavras. A explicação mais plausível é que o significado dessas duas letrinhas juntas seja um singelo “tudo certo", uma tradução do inglês “all correct”.

Porém, há outras e bem antigas explicações, como a que data de 1838, quando o “ok” foi publicado pela primeira vez em um diário da cidade de Boston, nos Estados Unidos. “All correct” é uma variação da expressão inglesa “oll korrect”, que no universo náutico significava que nada de errado havia com uma embarcação. Da rotina dos marinheiros teria surgido a abreviação “ok”.

Ok na política e na guerra

Outra hipótese está relacionada às iniciais da cidade norte-americana Old Kinderhook, onde nasceu Martin von Buren, presidente dos Estados Unidos no século 19, entre 1837 e 1841. Durante a sua campanha eleitoral, o político usava a expressão como saudação e gesto de que tudo ia bem com ele.

Uma outra versão conta que a curta expressão teria começado a ser usada na Guerra de Secessão dos Estados Unidos (1861-1865). As pessoas exibiam, na fachada das casas a expressão “ok” – iniciais de "0 killed" (zero mortos) – para comunicar que ali não havia nenhuma baixa de guerra.

Ok na lua

Outra curiosidade a respeito da expressão é que ela teria sido a primeira palavra dita na lua, pelo astronauta Edwin Aldrin. Se Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar no satélite natural da Terra, Aldrin foi o primeiro a expressar-se verbalmente, durante a missão Apollo 11, em 20 de julho de 1969.

Comentário



Nossas Sugestões

Nossas sugestões

x
Próximo