USA
 

Areia movediça não existe só na ficção

Fenômeno natural é um processo de desintegração do solo saturado

Alguns filmes de ação e ficção trabalham o tempo todo com o imaginário popular e criam situações que podem transformar um fenômeno natural em um verdadeiro inimigo para o herói e para o telespectador. A areia movediça é um exemplo muito conhecido disso.

O que a maioria pensa é que ela é uma imensa, funda e traiçoeira quantidade de areia que suga pessoas até elas desaparecerem, caso não haja alguém forte o suficiente por perto para resgatá-la ou um galho milagroso (que sempre aparece em filmes) para segurá-la e ajudá-la a voltar inteira à superfície.

Mas, na realidade, a areia movediça nada mais é do que um processo de desintegração do solo quando está saturado (encharcado de água). Então, a areia se torna móvel, como um líquido mais viscoso. O fenômeno ocorre em praias, beiras de rios, lagos e desertos (nesse último caso quando o ar fica “preso” durante as tempestades de areia).

O peso de uma pessoa que cai em uma areia movediça faz o solo saturado ceder, e a tendência é que se afunde pela metade (no geral, a profundidade da areia movediça chega a apenas 1 metro). A sensação não é agradável, e parece que se está preso, devido à dificuldade de se mexer.

A densidade do corpo humano é menor do que a da areia, o que permite à pessoa boiar. Por isso, o ideal é não se desesperar e, aos poucos, com calma, ir mexendo pés e pernas, para que o líquido circule em volta do corpo e abra espaço para que a pessoa se posicione na horizontal e flutue (como se estivesse em uma piscina ou mar calmo) até chegar à parte firme do terreno.

Comentário

Qual a sua opinião sobre essa matéria?
Lembramos que este espaço é reservado somente para comentários referentes à matéria em questão.
Somente comentários relevantes serão autorizados.
Pedidos de oração e orientação podem ser feitos na página do Pastor Online: www.universal.org/pastoronline.
Sugestões e reclamações podem ser enviados para redacao@universal.org.br.



Nossas Sugestões

Nossas sugestões

x
Próximo