USA
 

Choro das mulheres desestimula o parceiro

Substâncias contidas nas lágrimas podem reduzir o nível de testosterona

Um estudo liderado pelo professor Noam Sobel, do Instituto Weizmann da Ciência, e pelo Hospital Wolfson, de Tel Aviv, em Israel, sugere que substâncias contidas nas lágrimas das mulheres podem reduzir o nível de testosterona, desestimulando o desejo sexual masculino.

As voluntárias, mulheres com facilidade para chorar, coletaram suas lágrimas enquanto assistiam a filmes tristes. Em seguida, voluntários inalavam as lágrimas ou uma solução salina. Nenhum dos 24 homens conseguiu distinguir o odor das lágrimas verdadeiras e da solução salina.

Os voluntários indicaram o nível de atração sexual em relação a uma série de fotografias de mulheres, uma vez com um algodão mergulhado nas lágrimas sobre o nariz e outra com a solução salina, sem que tivessem conhecimento de qual estavam cheirando. A equipe de Sobel descobriu que a classificação de atração sexual foi menor quando os homens sentiam o cheiro das lágrimas reais.

Os pesquisadores acreditam ter identificado uma função emocionalmente relevante para as lágrimas. “Esses efeitos se materializaram sem que os homens vissem as mulheres chorando, e sem estarem cientes do que exatamente estavam inalando”, dizem eles.

Segundo Sobel, o sinal químico presente nas lágrimas das mulheres é uma forma de comunicação não verbal, uma maneira inconsciente de dizer “não estou interessada em ter relações sexuais”.

Para ele, a comunicação é fundamental para a sobrevivência. “Os seres humanos, assim como todos os mamíferos, usam o olfato em sua comunicação. É muito eficiente se você tiver um sinal químico que transmite o que você quer – ou claramente não quer – em uma situação sexual", afirma o professor.

O pesquisador defende que as lágrimas podem ser úteis na redução da excitação em algumas situações. "Nós sabemos que as mulheres tendem a chorar mais quando estão em período menstrual, quando não é um momento eficaz para engravidar", disse.

Comentário



Nossas Sugestões

Nossas sugestões

x
Próximo