USA
 

Universal.org: conteúdo cristão de qualidade na internet

Conheça a história do portal oficial da Igreja Universal

O Portal Universal.org foi lançado em 30 de abril de 2001, com o nome de Arca Universal (imagem ao lado). O conceito do site era especial: em um momento em que a internet começava a se popularizar no Brasil e no mundo, nascia ali um meio para divulgar a Palavra de Deus e alcançar mais pessoas.

Sobre esse momento, o jornal Folha Universal, na edição nº 472, de 2001, noticiou: “Há algum tempo, o bispo Edir Macedo vem demonstrando grande interesse em ampliar este trabalho, a fim de alcançar mais pessoas que não conhecem o Senhor Jesus. Por diversas vezes, ele comentou em suas pregações sobre a importância da atuação da Igreja na internet. (...) Você já desejou acessar um site e encontrar de tudo, como notícias do meio evangélico, secular, esporte, economia, fazer amigos, orientação, chat, fóruns, entretenimento, etc? (...) O desejo da liderança da Igreja Universal é fazer um grande portal que venha de encontro ao sonho de milhares de internautas espalhados pelo mundo todo, que querem se comunicar, trocar testemunhos, experiências, e, principalmente, evangelizar. A IURD considerou cada e-mail com sugestões recebidas, anotando o desejo dos internautas. (...) O mais importante é que na internet não há fronteiras, portanto, o Evangelho pode ser levado aos quatro cantos do mundo, alcançando usuários das mais variadas línguas.

O conteúdo ao longo do tempo

Em 2001, ano de lançamento, o Portal Arca Universal contava com notícias do Brasil e do mundo relacionadas à fé cristã. Havia ainda um servidor de e-mails, o “Arca Mail”; também era apresentada a “Mensagem do Dia”, que trazia um versículo da Bíblia para meditação; e uma enquete, que abordava temas polêmicos do mundo cristão. O site tinha a editoria “Família”, que trazia conteúdos de reflexão sobre o tema. Havia ainda a sessão “Bispo Responde”, contendo repostas para diversos problemas, entre eles, comportamento, finanças, relacionamentos amorosos e Obra de Deus. A página continha também estudos bíblicos e entrevistas com personalidades do mundo gospel.

Em 2002, além das sessões tradicionais da versão anterior do site, foi anexada à página inicial do Portal um espaço para a “Palavra Amiga” do bispo Edir Macedo, em que as pessoas podiam ouvir a programação que era exibida na rádio. Em outubro deste mesmo ano, um recurso de conversas instantâneas, o “Arca Chat”, foi acrescentado ao Portal.

Em 2004 (imagem ao lado), já havia o Juventude Online, um site incorporado ao Arca Universal contendo notícias exclusivas do grupo Força Jovem, além de outras sessões, como “Cotações”, “Tempo” e o “Espaço EBI” (Escola Bíblica Infantojuvenil). Também houve a inserção da área “Testemunhos” na página inicial do Portal, apresentando histórias de pessoas que superaram traumas e problemas do passado por meio do auxílio espiritual na Universal.

Em 2005, foi adicionada à página inicial do site o campo “Livro de Orações”, em que as pessoas podiam incluir o próprio nome e de familiares. Nessa mesma época, o Portal mantinha um fórum de discussões para os internautas com diversos temas, entre eles, família, relacionamentos amorosos, finanças pessoais, Obra de Deus e notícias em debate.

Em 2006, além das editorias tradicionais do site, foi anexado o “Arca PodCast”, um serviço em que o internauta fazia o download do software iTunes e, por meio dele, podia ouvir a programação da Rede Aleluia de rádio.

Em agosto de 2008, foi lançado o blog do bispo Macedo, que se integrou ao Portal.

Em maio de 2011, surgiu o veículo de comunicação IURD TV, que contava com uma programação exclusiva da Universal 24 horas por dia. O canal, que funcionava online e em tempo real, podia ser acessado por meio do Portal Arca Universal. A plataforma foi anunciada durante a programação da “Palavra Amiga” do bispo Macedo, na Rede Aleluia de rádio. Atualmente, o canal ainda está vinculado ao Universal.org, porém sob o nome de TV Universal.

Avivamento espiritual

Em dezembro de 2013, o Arca Universal foi totalmente reformulado e tornou-se o Portal Universal.org (imagem abaixo), nome mantido atualmente.

Com o desenvolvimento das tecnologias e do amplo acesso à informação disponível para as pessoas, há a necessidade de conteúdos cada vez mais interligados e dinâmicos. Para atender a esse novo cenário do mundo virtual, que se comunica constantemente com o mundo real, o Universal.org foi desenvolvido sob um novo layout e diversos serviços foram agregados a ele. O site se tornou um unificador de conteúdo, trazendo uma maior agilidade para os usuários e maior navegabilidade entre os assuntos. Você pode, por exemplo, acompanhar os trabalhos evangelísticos da Universal no Brasil e no mundo ao mesmo tempo em que ouve a “Palavra Amiga”. Com algumas rolagens de tela é possível também acompanhar as atualizações no perfil oficial da Universal no Facebook e no Instagram.

Você não precisa mais pesquisar por conteúdos soltos: tudo o que você deseja saber sobre o trabalho da Igreja está ali, inclusive os blogs oficiais da instituição e a agenda de eventos.

O “Pastor Online” – uma plataforma de atendimento em tempo real e disponível 24 horas, em que as pessoas podem receber uma orientação espiritual de bispos e pastores da Universal – foi integrado ao Portal em 2013 e surgiu como um “posto de emergência” aos aflitos de coração, que por vezes procuram por refúgio na internet. Pessoas que não sabem a quem recorrer diante da depressão, vícios e outros males, por meio de alguns cliques, recebem o alívio para a alma em tempo real.

Outra novidade interessante do Portal foi a inserção do buscador inteligente de endereços da Universal, que possui em seu banco de dados os endereços das igrejas no Brasil e no mundo.

No Universal.org, você encontra também reflexões espirituais para auxiliar os internautas na vida com Deus e matérias especiais de eventos e encontros promovidos na Igreja – como a inauguração do Templo de Salomão, em 2014 – e diversos outros conteúdos relacionados à fé cristã.

Na era da pós-verdade, na qual pela internet todos podem divulgar informações falsas ou não, é importante que os internautas saibam identificar o que é enganação. Por isso, também foi integrado ao Portal o blog “Mitos e Verdades”, em que todas as difamações que circulam sobre a Universal são esclarecidas.

Tecnologia avançada

Os aparelhos celulares se tornaram indispensáveis no mundo atual, em que se discute até mesmo a “internet das coisas” – a conexão, pela internet, entre os dispositivos eletrônicos utilizados no dia a dia –, e, para acompanhar esse novo cenário de dispositivos móveis, em que as pessoas se conectam à rede por meio de smartphones, também foi criado o aplicativo Universal.

E, em comemoração aos 40 anos de fundação da Universal, o Portal ganhará um belo e moderno layout, acompanhando os conceitos atuais de navegabilidade. Aguarde.

Você pode acompanhar as atualizações do Universal.org também por meio da página oficial da Universal no Facebook. Confira.

Comentários

Lembramos que este espaço é reservado somente para comentários referentes à matéria em questão. Somente comentários relevantes serão autorizados. Pedidos de oração e orientação podem ser feitos na página do Pastor Online: www.universal.org/pastoronline. Sugestões e reclamações podem ser enviados para redacao@sp.universal.org.br.

Nossas Sugestões

Nossas sugestões

x
Anterior Próximo