USA
 

Força Jovem realiza campeonato de futebol em Guiné-Bissau

160 jovens se dividem em 20 times. Saiba mais

A primeira fase do Campeonato de Futebol do grupo Força Jovem Universal (FJU) de Guiné-Bissau teve fim. Após cada uma das 20 equipes disputarem três jogos cada, nos dias 1º e 8 de abril, seis times se classificaram para a segunda fase da competição, que ocorrerá nos dias 22 e 29 deste mês, também em Bissau, capital de Guiné-Bissau.

Esse é o primeiro torneio esportivo realizado em 2017 pelo FJU local e, de acordo com o responsável pelo grupo de jovens em Guiné-Bissau, pastor Vítor dos Santos, é o evento que mais atraiu público entre todos os já realizados no país. Ao todo, são aproximadamente 160 jovens, compondo dez times femininos e dez masculinos.

O jovem Zito Camões, de 19 anos, é um dos participantes do torneio e revela o quanto tem sido importante para ele praticar esportes dentro do FJU:

“Sou um amante do futebol. Sempre gostei de jogar bola, antes mesmo de estar no FJU. Ao encontrar essa atividade do grupo fiquei muito feliz, pois continuo fazendo o que gosto, mas com pessoas de bem e que amam a Deus.”

O esporte praticado sob a orientação bíblica aproximou não apenas Zito de Deus, como também apresentou-lhe novas amizades, além de desenvolver admirável papel na vida social do rapaz.

“É de suma importância esse trabalho, pois, por meio do futebol, tenho trazido os meus colegas para participar do FJU”, revela Zito.

O sonho e a fé

Os jovens de Guiné-Bissau são apaixonados por futebol. De acordo com o pastor Vítor, muitos guineenses, de ponta a ponta do país, praticam o esporte e veem nele uma oportunidade para mudar de vida, até mesmo a possibilidade de se tornarem jogadores profissionais.

“Em cada lugar, em cada país, há a sua cultura, há as suas necessidades e dificuldades, e Guiné-Bissau, um dos países que compõem o continente africano, não se diferencia dos demais”, explica o pastor. “Em meio à crise econômica e política que assola o país, existem os sonhadores, aqueles que sonham com um futuro melhor. Porém, sabemos que só sonhar não torna o sonho realidade.”

Por isso o FJU se dedica à orientação do jovem. Utilizando-se da paixão guineense pelo futebol, atrai o jovem e apresenta a ele a Palavra de Deus. O objetivo é ensiná-los a utilizar a fé na luta por seus objetivos. Sabemos que se tornar um atleta profissional não é fácil, e não será o caminho de muitos dos que sonham com isso, mas o uso da fé é capaz de construir um futuro melhor para esses jovens e para as suas famílias, dentro ou fora do futebol.

Esse trabalho com os jovens tem dado tão certo que, neste momento, o FJU está intercalando o campeonato citado com torneios de dança. O primeiro torneio musical aconteceu entre os dias 18 e 25 de março. O segundo, com início neste sábado, dia 15 de abril, terá continuidade nos dias 6 e 27 de maio.

“Movido pela direção de Deus, o FJU está trabalhando com a dança e o futebol, como disse Paulo, a fim de ganhar o maior número possível (de jovens)”, afirma o pastor.

A passagem bíblica citada por ele é 1 Coríntios 9.22,23: “Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele.”

“Estamos levando esses jovens a entenderem que, se eles aliarem o sonho de ser jogador com a fé no único Deus, aí sim esse sonho se tornará uma realidade”, conclui o pastor.

Você pode ver, na galeria de imagens abaixo, como foi a primeira fase do campeonato de futebol em Bissau:

  • Guiné-Bissau

    Guiné-Bissau

    A Universal de Guiné-Bissau está realizando o primeiro torneio de futebol de 2017

  • Guiné-Bissau

    Guiné-Bissau

    São 160 jovens participando, divididos em 20 equipes

  • Guiné-Bissau

    Guiné-Bissau

    10 times são femininos e 10 são masculinos

  • Guiné-Bissau

    Guiné-Bissau

    O torneio está sendo organizado pelo grupo Força Jovem Universal

  • Guiné-Bissau

    Guiné-Bissau

    O objetivo é utilizar o esporte para aproximar os jovens de Deus

  • Guiné-Bissau

    Guiné-Bissau

    A primeira fase foi realizada nos dias 1º e 8 de abril

  • Guiné-Bissau

    Guiné-Bissau

    A próxima fase acontecerá no dia 22 deste mês

  • Guiné-Bissau

    Guiné-Bissau

    Leia a reportagem relacionada e saiba mais sobre o torneio

Comentários

Lembramos que este espaço é reservado somente para comentários referentes à matéria em questão. Somente comentários relevantes serão autorizados. Pedidos de oração e orientação podem ser feitos na página do Pastor Online: www.universal.org/pastoronline. Sugestões e reclamações podem ser enviados para redacao@sp.universal.org.br.

Nossas Sugestões

Nossas sugestões

x
Anterior Próximo