USA
 

O batismo no Espírito Santo

Uma vez selado pelo Espírito Santo o cristão perde o interesse por projetos pessoais e engaja-se na Obra de Deus

O batismo no ou com o Espírito Santo é o mesmo e, de certo modo, é similar ao batismo nas águas por imersão. Como a imersão nas águas faz encharcar todo o corpo exterior, assim também o batismo no Espírito Santo faz inundar todo o corpo interior com a poderosa presença do Criador.

Pastor, candidato e água são os três componentes necessários e imprescindíveis para a realização do batismo nas águas. Em relação ao batismo no Espírito Santo, o pastor é substituído pelo Senhor Jesus e o Espírito de Deus substitui as águas, só o candidato é o mesmo.

O batismo no Espírito Santo é obra exclusiva do Senhor Jesus Cristo (Mateus 3.11; Lucas 3.16) àqueles que estão na condição de Seus servos.

A experiência do batismo nas águas, quando válida, é semelhante à do batismo no Espírito Santo. Obviamente, os efeitos práticos são distintos, mas a sensação espiritual e emocional vivida naquele momento é inexplicável. Envolve o livramento da carga pesada do passado, e dá liberdade total na presença do Altíssimo.

O batismo, em geral, trata de sepultamento. Nas águas, tipifica sepultamento espiritual da natureza adâmica; no Espírito Santo, o batismo trata de imersão total na vontade de Deus, ou seja, do sepultamento dos projetos pessoais em função dos de Deus.

Também chamado de selo do Espírito Santo (Efésios 1.13), esse batismo não tem o objetivo santificar mais o cristão, mas capacitá-lo como verdadeiro instrumento do Espírito de Deus, na realização de Sua Obra, conforme a profecia:

"O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor" (Lucas 4.18,19; Isaías 61.1).

Deus é Espírito. Mas, para realizar coisas grandes e maravilhosas neste mundo, Ele precisa de corpos materiais para manifestar a Sua vontade. E, quando um servo permite, o Espírito Santo toma posse de seu ser e por meio dele manifesta a Sua glória. Portanto, a unção do Espírito Santo é primeiramente direcionada em benefício de terceiros.

Vale lembrar que, uma vez selado no Espírito Santo, o cristão perde totalmente o interesse por seus projetos pessoais e, de uma forma ou de outra, engaja-se na Obra de Deus, seja no altar, seja no átrio. Porém, jamais fica apático, nem em cima do muro, pensando o que fazer da vida, ao contrário, segue a direção do Espírito como está escrito:

"O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito." João 3.8

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.

(*) Texto extraído do livro "Mensagens do bispo Macedo"

Comentários

Lembramos que este espaço é reservado somente para comentários referentes à matéria em questão. Somente comentários relevantes serão autorizados. Pedidos de oração e orientação podem ser feitos na página do Pastor Online: www.universal.org/pastoronline. Sugestões e reclamações podem ser enviados para redacao@sp.universal.org.br.

Nossas Sugestões

Nossas sugestões

x
Próximo