Mais de 300 voluntários que atuam em presídios são consagrados em Portugal

Integrantes do UNP são reconhecidos pela assistência espiritual dada aos presos. Veja como foi

Imagem de capa - Mais de 300 voluntários que atuam em presídios são consagrados em Portugal

A reunião do dia 26 de novembro, um domingo, teve um sentido especial para os mais de 300 voluntários do grupo UNP (Universal nos Presídios) em Portugal. Por todo o país, em todos os templos da Universal, eles foram consagrados pela dedicação ao trabalho voluntário que realizam nas prisões, por seus respectivos bispos e pastores. Só na igreja de Lisboa, cerca de 110 pessoas foram ungidas pelo bispo Romualdo Panceiro, líder da Universal na Europa.

Na ocasião, o bispo Romualdo citou a passagem bíblica “Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver … E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes” (Mateus 25:36-40) e enfatizou a dificuldade dos que insistem em levar assistência espiritual aos presos e seus familiares e o quanto é importante esse trabalho.

20 anos prestando assistência espiritual
Para quem conhece as dificuldades de se evangelizar nos presídios naquele país, dado ao rigoroso sistema de acesso, e a perseverança desses voluntários nesses 20 anos do grupo em Portugal, fez todo sentido essa consagração, dando-lhes ainda mais força e fé para continuarem.

Segundo o pastor Francisco Antonio dos Santos, coordenador do UNP no país, até há poucos meses o trabalho se intensificava fora das penitenciárias, com os familiares dos presos. Dessa maneira, eles tinham acesso à Palavra por meio de seus parentes e, aceitando a Deus, a oportunidade de ter a vida mudada.

“Há cerca de um mês, a presença dos voluntários começou a ser permitida dentro das prisões, mas ainda é difícil o contato com os detentos. Eles só podem ouvir a Palavra mediante pedido por escrito à administração e a sua autorização”, ressalta o pastor.
Sem esmorecer, essas centenas de pessoas dedicadas, agora, mandam cartas para os presos, por meio de seus familiares, orientando-os como proceder para que possam participar das reuniões com o grupo UNP.

Quando se trata de vontade de levar o Caminho a essas pessoas, não há obstáculo que desanime o grupo UNP. Prova disso é a presença de ex-detentos, hoje voluntários, levando a Palavra a ex-amigos de cela. Assista a um desses depoimentos,clicando aqui.

Universal nos Presídios
O trabalho do UNP existe há 30 anos e tem se expandido mundialmente, sob a coordenação do bispo Eduardo Guilherme. Para saber mais sobre as ações do grupo acesse e curta a página oficial do bispo Guilherme no Facebook. Para outras informações ou como se tornar um voluntário, procure a Universal mais perto de sua casa, clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Maria do Rosário / Fotos: Cedidas pelo UNP de Portugal